De acordo com a Pesquisa Nacional da Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 27 milhões de adultos no país são acometidos por doença crônica na coluna, o que corresponde a 18,5% da população adulta brasileira. Os problemas lombares são os mais comuns, com prevalência maior em 21% das mulheres contra 15% dos homens. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor nas costas afetou mais de 619 milhões de pessoas em 2020. O número de casos pode chegar a 843 milhões até 2050, impulsionado principalmente pela expansão populacional e pelo envelhecimento.
Visando esse cenário mundial tão preocupante, a quiropraxia é uma técnica que concentra-se no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, especialmente no que se refere à coluna vertebral. De acordo com a avaliação inicial e nos resultados obtidos durante a sessão, o quiroprata desenvolve um plano de tratamento personalizado para o paciente. A frequência de visitas, os exercícios para realizar em casa e recomendações sobre estilo de vida, são alguns dos pontos essenciais durante o tratamento.
“O tratamento vai muito além do estalar dos ossos que aliviam a dor. Sua função é devolver mobilidade à coluna, diminuindo a rigidez e os espasmos musculares, aumentando os movimentos e proporcionando sensação de relaxamento e bem-estar ao paciente. O quiroprata realiza uma avaliação detalhada do paciente, que pode incluir histórico, exame físico, testes de mobilidade e em alguns casos, exames de imagem, como radiografias. O objetivo é identificar áreas problemáticas na coluna vertebral e avaliar a amplitude de movimento”, comentou a fisioterapeuta e especialista em quiropraxia, Dra. Tainah Miyazaki.
A quiropraxia é uma técnica de medicina alternativa que pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: alívio de dores musculares, na coluna e no pescoço, correção de desalinhamentos articulares e subluxações, melhoria da postura, fortalecimento do sistema imunológico, redução de estresse e ansiedade, melhora da qualidade de sono, aumento de energia, entre outros. A técnica foi criada por Daniel David Palmer em 1895 nos Estados Unidos e tem como principal objetivo a melhora da função do corpo, o alívio, a dor e a promoção da saúde geral através de ajustes manuais e técnicas específicas.
“A quiropraxia da coluna é indicada para tratamento de várias doenças e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades. O objetivo é ajudar na recuperação, no menor tempo possível. No entanto, a técnica exige a cooperação do paciente para que o resultado seja ainda mais efetivo. O tempo de tratamento de quiropraxia da coluna e suas técnicas variam de acordo com o problema e as condições do paciente. Aliás, o método é capaz de atuar no tratamento de uma quantidade ampla de patologias”, enfatizou a especialista em quiropraxia, Dra. Tainah Miyazaki.
Sobre a Dra. Tainah Miyazaki
Fisioterapeuta, Pós-Graduanda em Osteopatia, Pós-Graduanda em Quiropraxia. Formação e experiência em Ortopedia e reabilitação funcional. Possui cursos e especialidades em Terapias Manuais, fisio esportiva, Ventosaterapia, auriculoterapia, dry needling e pilates solo