O Instituto da Primeira Infância (IPREDE), reconhecido em todo o Estado por promover a nutrição e o desenvolvimento infantil há 37 anos, lançou, em parceria com o Xand Avião, nesta segunda-feira (18), o TumTarará. O projeto é uma unidade de música toda destinada para as duas mil crianças atendidas com deficiência, autismo, microcefalia e paralisia cerebral. A inauguração acontecerá em um evento destinado a convidados.
O espaço contará com três espaços de musicalização, juntamente com a utilização de instrumentos e recursos musicais. Corda, percussão, eletrofones, idiofones, tubos sonoros, sanfona, caxixi, chocalho, berimbau, apitos e flautas são alguns dos instrumentos que estarão disponíveis para as atividades.
Para Xand Avião, que juntamente com Isabele Temóteo auxilia a instituição há alguns anos, é de extrema importância contribuir em projetos como este e que de alguma forma ajudam na vida de tantas crianças. Tudo isto através de uma de suas grandes “ferramentas”: a arte e a música.
“Nossa relação com o Instituto começou há alguns anos. A Isa iniciou este contato primeiro e logo em seguida também me conectei muito com as histórias e todo o trabalho/suporte do IPREDE. Sempre foi um grande sonho poder contribuir com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e, principalmente, poder auxiliar por meio da música, que é minha grande paixão – e que também mudou a minha vida e a de tantas outras pessoas. Esta unidade tem como objetivo ajudar crianças com deficiência, e também tenho certeza que será uma nova fase muito importante, que de fato vai transformar a vida de todos. A arte é uma grande ferramenta que ajuda no desenvolvimento destas crianças e é um super privilégio fazer parte disso”, pontua Xand Avião.
Além das salas amplas, haverá um estúdio com equipamentos para gravação, onde as crianças poderão vivenciar o desenvolvimento de um produto final das brincadeiras e atividades musicais vivenciadas, a partir do processo criativo ou exploração de canções. A sala deverá apresentar ambiente e isolamento acústico.
“Isso é um grande sonho para nós do Iprede, juntamente com o Xand e a Isabele Temóteo. O TumTarará talvez seja um dos espaços mais bonitos e criativos que nós vamos ter aqui no Instituto. Ele vai unir estúdio de música, sala de musicalização e podcast. Temos uma gama muito grande para fazermos arte e transformação, trabalhando sempre coletivamente em prol das nossas crianças e famílias”, destaca João Furtado, coordenador de ações sociais do Instituto.
A secretaria do IPREDE ficará responsável pelo planejamento pedagógico, conversa com os pais e reuniões dos músicos e mediadores.
*Sobre Instituto da Primeira Infância – IPREDE*
O Instituto da Primeira Infância – IPREDE, sociedade civil sem fins lucrativos, existe há 34 anos e dedica-se a promover a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância, articulando-os com ações que visam o fortalecimento das mulheres e da inclusão social de famílias que vivem em situação de exclusão e pobreza. Por meio de doações, o IPREDE garante o atendimento diário para cerca de 900 famílias em situação de risco, integrando-os à sociedade e promovendo a sua cidadania.