A ausência de um contador pode levar à dissolução de associações de moradores
A escolha por viver em espaços com infraestrutura compartilhada tem se tornado cada vez mais recorrente no Brasil. Uma pesquisa exclusiva feita pela Real Time Big Data, por exemplo, em 2022, já indicava a segurança como um dos principais fatores que estão levando a população brasileira para os condomínios. Nesse sentido, um outro modelo de habitação comum são as associações de moradores que, apesar das semelhanças, possuem diferenças importantes com os condomínios, principalmente no que se refere à gestão e à organização financeira.
Em uma associação, os próprios moradores são responsáveis pelas construções e as atividades são regidas pelos artigos 53 a 61 do Código Civil, bem como pela lei de uso e parcelamento 6.799/79. Nesse tipo de moradia, existe um documento interno, que não precisa de registro em cartório, e as decisões são tomadas em assembleias, com regras de aprovação simplificadas.
Embora as associações aparentem possuir uma organização menos complexa, o fundador do Grupo Pilares, Paulo França, considera ser fundamental contar com o apoio de um profissional da contabilidade para evitar problemas como falhas no controle de despesas e receitas, descumprimento de obrigações fiscais, e irregularidades que possam comprometer a legalidade da associação. “O contador garante a organização financeira e fiscal, é responsável pela preparação de declarações como o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e outras obrigações acessórias, pela prestação de contas, além de assegurar a transparência da administração, criando um ambiente confiável para todos os moradores”, detalha.
A escrituração contábil é um dos documentos obrigatórios para todas as entidades, independentemente do porte. É necessário ainda o balanço patrimonial, a demonstração de superávit ou déficit, o plano de ação para o exercício em curso, a demonstração do fluxo de caixa e diversos outros. “Um contador ajuda a evitar desperdícios e garante o uso adequado dos recursos, contribuindo, inclusive, para o crescimento da associação. A falta de um bom profissional pode levar a erros que resultam em multas ou, em certos casos, até na dissolução da associação”, alerta França, destacando que, por essas razões, a contratação do contador deve ser prioridade no planejamento de qualquer associação.
GRUPO PILARES
Há 19 anos no mercado cearense de contabilidade, o Grupo Pilares foi desenvolvido com foco em qualidade e bom atendimento. Especialista em prestação de serviços, o grupo abrange tanto a Pilares Contabilidade, que se destina ao público empresarial de segmentos variados, quanto a Pilares Condomínios, voltada exclusivamente para o atendimento de associações de moradores e condomínios.
Formado por profissionais das áreas contábil, administrativa e de recursos humanos, o Pilares possui, entre os serviços disponíveis, contabilidade para pessoas físicas e jurídicas, BPO financeiro para empresas, consultoria tributária e jurídica, entre outros.
Para mais informações acesse www.pilaresgestao.com.br ou @pilarescontabil, no Instagram.
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