Inclusão sem barreiras: crianças autistas vivem experiência especial em shopping
Cerca de 100 pessoas, entre pais, responsáveis e crianças, participaram de uma manhã de lazer e conscientização no parque Bambolim Pé de Imaginação, dentro do shopping Riomar Kennedy. Promovido pela Neuropsicocentro (NPC), clínica especializada no tratamento do autismo, o encontro proporcionou experiências únicas para as crianças atendidas pela instituição, reforçando a importância da inclusão e da sensibilização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo e ao mês Abril Azul, a Neuropsicocentro preparou uma programação especial para as crianças autistas, repleta de surpresas, criatividade e diversão. No parque, os pequenos exploraram um universo lúdico por meio de pinturas, bambolê, pula corda, dança e diversas outras atividades interativas, estimulando a imaginação e fortalecendo vínculos em um ambiente inclusivo e acolhedor.
“Momentos como este são fundamentais para o desenvolvimento das crianças com TEA. Além de proporcionarem um ambiente de interação e lazer, essas atividades estimulam habilidades sociais, cognitivas e emocionais de forma leve e natural. A inclusão precisa ser vivida na prática, e quando garantimos espaços acessíveis e acolhedores, fortalecemos a autoestima e promovemos avanços no processo terapêutico. Ver cada sorriso, cada nova conquista e cada laço formado aqui hoje é a maior prova de que a inclusão transforma vidas”, disse Clarisse Leão diretora executiva da NPC.
Silviane Andrade, CEO da NPC, destaca que o “brincar é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento das crianças autistas, e proporcionar momentos como este vai além da diversão—é uma forma de terapia. Quando reunimos as famílias em um ambiente acolhedor, estimulamos o contato social e ajudamos na construção de habilidades essenciais para o dia a dia. Nosso objetivo é garantir que cada criança tenha oportunidades reais de interação e crescimento, sempre respeitando suas individualidades e potencializando suas capacidades”.
“Esse evento foi incrível para o meu filho. Ele se divertiu muito e fez novos amigos”, conta Kariny Machado, mãe de uma das crianças atendidas pela NPC. “É muito importante ter um espaço como esse, onde as crianças possam se sentir incluídas e apoiadas. A NPC faz uma diferença enorme na vida das nossas crianças e famílias”, conclui a administradora de empresas.
Sobre o Neuropsicocentro (NPC)
O Neuropsicocentro (NPC) é uma clínica especializada em atendimento multidisciplinar para pacientes de todas as idades com diagnóstico de TEA. A clínica foi criada em 2008 pela psicóloga Silviane Andrade, e, posteriormente, firmada a parceria com a psicóloga Clarissa Leão em 2014. O Neuropsicocentro é pioneiro no estado do Ceará no desenvolvimento de programas de tratamentos especializados para autistas, orientação através da psicoeducação, diagnóstico e suporte terapêutico.
Ao todo, 130 profissionais e colaboradores trabalham em diversas áreas para acolher cerca de 1.000 crianças autistas e seus responsáveis. Junto à sua segunda sede, NPC Life, a clínica atua nas áreas de Psicologia, Supervisão ABA, Neuropsicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade Relacional, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psiquiatria.
Publicar comentário