Morre o Papa Francisco aos 88 anos, em Roma
O Vaticano confirmou, na manhã desta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. O pontífice argentino faleceu no Palácio Apostólico, no Vaticano, após complicações de saúde que vinham sendo acompanhadas de perto nas últimas semanas.
Francisco, o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica, será lembrado por seu pontificado marcado pela simplicidade, pela defesa dos pobres e pelo diálogo inter-religioso. Desde sua eleição em 13 de março de 2013, o Papa Francisco promoveu uma série de reformas na Cúria Romana, buscou aproximar a Igreja da juventude e foi uma voz ativa em temas como meio ambiente, migração, desigualdade social e paz mundial.
Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, tornou-se o 266º Papa da Igreja Católica após a renúncia de Bento XVI. Escolheu o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, simbolizando seu desejo de uma Igreja mais voltada aos pobres e marginalizados.
Nos últimos anos, a saúde do pontífice vinha inspirando cuidados. Ele passou por diversas internações e procedimentos médicos, mas seguia cumprindo compromissos com auxílio de sua equipe. O Vaticano informou que os detalhes sobre o velório e as cerimônias fúnebres serão divulgados nas próximas horas.
O mundo se despede de uma das maiores lideranças espirituais do século XXI, cuja marca foi a busca por uma Igreja mais acolhedora, empática e engajada com os desafios contemporâneos da humanidade.
Publicar comentário