Universitários em todo o país terão a oportunidade de contribuir para a campanha Estudante Sangue Bom, iniciativa do Hemocione, organização não governamental que promove eventos de coleta de sangue, que recebe, durante todo o mês de março, o apoio do Instituto Yduqs e de suas organizações de ensino parceiras. Além de contribuir para a formação de uma nova geração de doadores, a expectativa é de possibilitar que milhares de pessoas sejam beneficiadas.
“Temos o objetivo de promover uma formação cidadã incentivando a participação de estudantes universitários em ações de responsabilidade social. Para o Instituto Yduqs é gratificante realizar uma iniciativa capaz de contribuir para salvar a vida de milhares de pessoas”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.
Ceará
No Ceará, os alunos do curso de medicina do Instituto de Educação Médica (IDOMED), de Canindé (CE), promovem o trote solidário em parceria com o Hemoce nos próximos dias 23, das 8h às 17h, e 24 de março, das 8h às 16h, na escola EEMTI Capelão Frei Orlando. O objetivo de estimular os estudantes a contribuírem com a sociedade. Ano passado, estudantes e colaboradores participaram da campanha doado e atuando na recepção dos doadores.
“Temos essa data de campanha também como algo relevante pois no período de Semana Santa, por ser um feriado prolongado, registram-se muitos acidentes de trânsito e as bolsas de sangue doadas na campanha, com certeza, ajudarão a salvar vidas”, aponta Alia Santos, Bibliotecária e focal da área de Responsabilidade Social do IDOMED de Canindé.
Quem pode doar sangue?
Para participar da doação de sangue na ação, é necessário ter entre 18 e 69 anos e estar com um documento de identificação oficial com foto. Se for menor de idade, é preciso ter autorização dos pais e/ou responsáveis.
Além disso, é necessário ter peso igual ou superior a 51 kg, estar bem alimentado, ter dormido, pelo menos, 6h na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Se estiver com sintomas gripais, tiver com COVID-19 ou tomado alguma vacina, é necessário aguardar para fazer a doação de sangue.