Na Semana do Dia da Reciclagem, Beach Park celebra certificações “Lixo Zero”, com 93,3% de reciclabilidade no Parque Arvorar e 97,1% no Aqua Park
Na semana em que se comemora o Dia da Reciclagem, 17 de maio, o Beach Park, um dos destinos turísticos mais desejados do país, comemora importantes conquistas em sua trajetória de sustentabilidade, reafirmando seu compromisso com a gestão responsável de resíduos.
Desde 2022, o Beach Park recebe a certificação “Lixo Zero”, do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), pela gestão eficiente e a destinação correta dos resíduos gerados durante o processo de operação do Aqua Park, eleito o melhor parque aquático das Américas (tripadvisor 2024). Em 2025, o parque aquático foi recertificado com 97,1% de reciclabilidade, garantindo o Conceito A no índice de Boas Práticas, o mais elevado da certificação. Com esse resultado, ele segue sendo o único do Brasil a possuir esse reconhecimento, consolidando sua posição de liderança ambiental no setor.
Outra importante conquista vem do Arvorar, o mais novo parque do Beach Park, que combina diversão, aprendizado e contato direto com a natureza. Em sua primeira auditoria na categoria Parque Temático, o espaço, que ainda está em fase de pré-operação, obteve um excelente desempenho, com 93,3% de reciclabilidade e Conceito B no índice de Boas Práticas. Com esse resultado, torna-se o primeiro parque temático do Ceará a conquistar a Certificação Lixo Zero.
Além das certificações, o Beach Park celebra um novo passo rumo à inovação sustentável com o Ohana, novo resort do destino, atualmente em fase de obras. Desde o início do projeto, cada etapa da construção tem sido pensada com responsabilidade ambiental, refletindo o compromisso do Beach Park com a sustentabilidade. O projeto recentemente assinou a Carta de Compromisso para a Gestão de Materiais e Resíduos Sólidos sob o Sistema de Gestão Lixo Zero, além de se filiar à Global Zero Waste, ONG internacional reconhecida por promover práticas de economia circular no mundo inteiro. A afiliação torna a obra do Ohana a primeira do setor de turismo e também a primeira do grupo Beach Park a integrar a iniciativa.
A parceria traz a adoção do Sistema de Gestão de Lixo Zero (SGLZ), baseado nos 9 R ‘s da economia circular: rejeitar, repensar, reduzir, reutilizar, reparar, restaurar, refabricar, reaproveitar e reciclar. A metodologia tem como foco a otimização do fluxo de materiais e o aumento da eficiência na gestão de resíduos, reduzindo a destinação para aterros sanitários.
Como parte do processo, a obra será auditada conforme os critérios da Global Zero Waste. Se aprovada, receberá o certificado de reconhecimento “Obra Lixo Zero”, reforçando ainda mais o pioneirismo do Beach Park em práticas sustentáveis no turismo brasileiro.
Raissa Bisol, gerente de sustentabilidade do Beach Park, explica que o principal objetivo de uma Empresa Lixo Zero é diminuir o envio de lixo para aterros por meio de estratégias de redução na geração de resíduos.
“A gestão de resíduos é submetida a um minucioso processo de triagem. Após esse processo os materiais recicláveis são encaminhados para reciclagem. Os resíduos orgânicos seguem para o nosso pátio de compostagem, que tem a capacidade de receber diariamente 3,5 toneladas e com isso produzir aproximadamente 518 toneladas de composto orgânico ao ano, ou seja, os resíduos são transformados por meio da coleta seletiva, do reaproveitamento, da reciclagem e da compostagem”, destaca a profissional.
A renda oriunda da reciclagem é destinada para diversos projetos sociais realizados pelo destino turístico, entre eles: doação mensal de cestas básicas, apoio financeiro para instituições do município de Aquiraz, como a Associação de Preservação do Meio Ambiente (APREMACE) e a Associação de Esportes Radicais de Aquiraz (AERA), doação mensal de fraldas para a Associação Brasileira Amiotrofia Espinhal (ABRAME), doação mensal de alimentos para a Associação Beneficente Irmãs de Nossa Senhora das Dores e o projeto “Reciclando vidas”, implantado desde 2013.
O Programa Reciclando Vidas é uma iniciativa socioambiental com foco na inclusão e formalização de ex-catadores de materiais recicláveis. O projeto prioriza moradores do município de Aquiraz, oferecendo-lhes oportunidades de emprego justo, com a devida garantia de direitos trabalhistas. “Além de gerar impacto positivo na área social ao melhorar as condições de trabalho dessas pessoas, o programa também promove um impacto ambiental significativo, assegurando a destinação adequada dos resíduos recicláveis, contribuindo para um meio ambiente mais sustentável”, enfatiza Raissa.
Destaque também para o “Fundo de Amparo” destinado aos colaboradores, que é mantido com a venda interna de materiais e resíduos descartados pelas áreas. “Peças como geladeiras, cadeiras, fogão, entre outras, podem ser adquiridas pelos colaboradores por meio de bazares a preço simbólico”, explica a gerente de sustentabilidade do Beach Park. Esse programa também contribui financeiramente para o atendimento às demandas sociais e de saúde urgentes e pontuais de colaboradores em situação de vulnerabilidade.
Sobre o Beach Park
Com 40 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado em Aquiraz, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 200 mil m² e reúne um parque aquático, quatro resorts, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar – espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público.
O Aqua Park, que conta com 30 atrações, é hoje considerado o terceiro melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2024). O destino conta, ainda, com o novo Parque Arvorar, segundo parque do destino dedicado à educação ambiental, pesquisa e conservação da biodiversidade brasileira, monitorado por educadores ambientais.
O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio.
Publicar comentário