A moda é um universo em constante mutação, e as fronteiras de gênero se tornam cada vez mais tênues. Uma das tendências mais marcantes dessa mudança é a crescente popularidade dos calçados masculinos entre o público feminino. Na Homem do Sapato, referência nacional no setor, 30% do público que consome a marca é composto por mulheres, e a tendência é continuar crescendo.
Diversos fatores contribuem para essa mudança, que vai além da questão estética. Os calçados masculinos geralmente são mais robustos e oferecem maior suporte e conforto, o que os torna ideais para o dia a dia. O design tradicionalmente masculino, com saltos baixos e palmilhas acolchoadas, prioriza a praticidade e o bem-estar. Alguns dos calçados HS que se destacam entre o público feminino são o Sneaker Cerval, Jogger Zoe e SoftWalk.
“Usar calçados masculinos pode ser visto como uma forma de empoderamento feminino, desafiando as normas tradicionais de gênero e expressando individualidade. As mulheres que optam por esses calçados demonstram confiança e segurança em sua própria identidade, e um dos motes da nossa marca é a autenticidade”, revela a sócia-diretora da HS, Renata Braga.
A escolha por calçados masculinos pode ser vista como uma forma de consumo consciente, já que esses modelos geralmente são mais duráveis e atemporais. Essa tendência se encaixa no movimento crescente de sustentabilidade na moda, que busca reduzir o consumo excessivo e valorizar peças de qualidade.
“Essa ascensão é um reflexo direto na mudança da moda que vemos como sociedade, onde prezamos cada vez mais pelo conforto e a individualidade”, finaliza a sócia.