Mais de 160 pessoas, entre empresários e profissionais do Marketing e Negócios, se reuniram nesta quinta-feira (25) para participar da segunda edição do NM2B Especial Fundadores, no auditório do BS Design, em Fortaleza. Elas conheceram de perto os cases de sucesso dos grandes empresários brasileiros que compartilharam suas trajetórias, desafios e insights valiosos sobre empreendedorismo. Os temas que deram o tom da edição foram: inovação, liderança e cultura.
A abertura do evento ficou por conta de Eduardo Gentil, fundador da Cambridge Family Enterprise Group no Brasil, que destacou a importância das grandes empresas familiares. Em seguida, a programação continuou com Roberto Nogueira, fundador e CEO da Brisanet, que compartilhou com o público o início de sua trajetória até se tornar referência no setor de telecomunicações. O empresário ressaltou a importância de identificar oportunidades e também ter adaptabilidade. “O grande desafio no nosso segmento é que em cinco anos tudo muda, os ciclos das mudanças tecnológicas acontecem muito rápido, em comparação com outros segmentos que levam 10 ou 15 anos para mudar”.
O presidente da Rede Moura, Paulo Sales, conversou com o público sobre inovação como um dos principais aspectos, atrelado à inovação visionária, que consolidaram o Grupo Moura como referência no mercado de baterias automotivas e energia renovável. “De cada 100 carros produzidos no Brasil e na Argentina, 60 saem de fábrica com a bateria Moura, então temos um grande compromisso com a sociedade”, afirma.
Alfredo Pinto, CEO da Bain & Company, destacou em sua palestra a importância da liderança para uma empresa bem sucedida. “Tenha liderança no seu core business. Se você é o penúltimo ou último player em uma infinidade de negócios, a chance de ser mal sucedido é muito grande”, pontuou. O executivo também apontou outros dois pontos relevantes para o sucesso de um empreendimento: escala e cultura.
Após a palestra de Alfredo, Leonam Torres trouxe uma apresentação sobre o Estudo Kantar Ibope Media com dados exclusivos sobre os comportamentos do consumo de mídia no Nordeste.
O encerramento da programação ficou por conta de Waldir Beira Júnior, presidente da Ypê, que falou sobre como os valores são fundamentais para perenizar uma empresa e continuar oferecendo serviços de qualidade aos consumidores. “Os produtos são produzidos com os nossos valores. Quando o consumidor segue conosco ele diz que acredita nos nossos valores. Existe uma conexão direta dos valores com o sucesso dos produtos nos pontos de venda e nas casas dos consumidores”.
Waldir também ressaltou que as empresas têm uma responsabilidade cada vez maior com os consumidores, que possuem necessidades diversas. “Esse é um grande desafio, lidar com pessoas cada vez mais diferentes e complexas, trazer tudo isso para dentro porque é importantíssimo para o negócio, ter essa diversidade. Na nossa família, somos embaixadores desses valores em toda a organização, não apenas que falam, mas que fazem.”, pontuou.
“Esse é um dos eventos mais importantes que temos no quesito conteúdo, porque é um momento que paramos para escutar histórias de pessoas que deram muito certo, contadas por elas mesmas. É uma oportunidade para ouvir quem já construiu muita coisa bacana e tem muito a compartilhar. Essa é a forma que encontramos de demonstrar nossa gratidão ao mercado, investindo continuamente nele”, pontuou Fernando Hélio Martins Brito, fundador do Nosso Meio.
Além das palestras, o evento contou com feira de negócios que reuniu diversas empresas como Eletromidia, Unimed Fortaleza, BS Cash e Somapay. A terceira edição do NM2B Fundadores já tem data marcada: será realizada no dia 05 de setembro, desta vez em São Paulo.