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A 13ª edição do Comida di Buteco, maior concurso de “comida raíz” do Brasil, em Fortaleza, deu o título de melhor boteco da capital ao Sertão Xique Xique, bar localizado no bairro Itaperi, que participa pela 3ª vez da disputa e que ganhou, no ano passado, o 3º lugar da competição. O petisco “Desconstrução Nordestina”, formado por croquetes preparados com massa de macaxeira saborizada com molho de cupim e ervas e recheio de cupim desfiado e queijo, especialmente para o concurso, ganhou a preferência do público e dos jurados, que foram a campo durante o mês de abril, para saborear as iguarias dos participantes e analisar outros diversos requisitos para escolher o vencedor da edição. A disputa foi acirrada e envolveu outros 21 concorrentes espalhados por toda a cidade. O anúncio do campeão e dos 2º e 3º lugares ocorreu na noite de ontem (21), no evento de premiação sediado pelo Hotel Sonata de Iracema.

Carla Fabiana, uma das proprietárias do Sertão Xique Xique e criadora do petisco que consagrou o boteco como o campeão deste ano, explicou a ideia para a concepção do prato. “A gente quis trazer um drama, uma experiência para esse petisco. A gente quis que realmente o cliente visse os insumos que foram utilizados e que ele visse o petisco construído e depois totalmente desconstruído e finalizado na mesa. Foi um recorde de vendas e vai continuar no nosso cardápio”, comemora a empresária.

“Nós aumentamos o nosso faturamento em mais de 65%. Ganhamos um público que nós não tínhamos, que veio exclusivamente por conta do concurso em si. Aproximadamente 80% a mais do que o nosso público do dia a dia. Foi uma coisa surpreendente esse ano. É muito gratificante para a gente que está ali na linha de frente e brigando todos os dias para fazer uma coisa diferente”, comemora Wlairton Santos, também proprietário do Sertão Xique Xique e marido de Carla Fabiana. Com o título e a faixa de campeão em mãos, o estabelecimento irá disputar a etapa nacional e concorrer também ao título de melhor boteco do Brasil com os 27 campeões dos outros circuitos do concurso. O vencedor nacional deve ser anunciado em julho.

O segundo lugar da etapa local ficou com o Delícias do Pará, do bairro Papicu, seguido, em terceiro, pelo Varandão da Vila, localizado na Parangaba. Sem ingredientes obrigatórios, os donos de boteco tiveram de exercer ainda mais a criatividade na preparação dos petiscos concorrentes. Mesmo não tendo levado o título, eles comemoram a participação no concurso e os frutos da disputa.

A nível nacional, o Comida di Buteco completou 24 edições neste ano e tem transformado o mês de abril no sinônimo da cultura e da gastronomia dos botecos. Neste ano, a disputa contou com 1.000 botecos participantes, distribuídos de Norte a Sul do Brasil, em 27 circuitos e 40 municípios. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e aumentando a competitividade. Com o tema “Somos todos Buteco”, o concurso destacou a diversidade de sabores, a criatividade, a ousadia dos donos de botecos e as heranças culturais que estão enraizadas nas histórias de bares espalhadas por todo o Brasil.

Os participantes não pagam para entrar no concurso. Geralmente, os selecionados para cada edição são indicados pelo próprio público de cada cidade. Equipes do Comida di Buteco também costumam fazer visitas aos estabelecimentos nas cidades participantes para avaliar se estão dentro do perfil do concurso e escolher os concorrentes. O objetivo do Comida di Buteco é celebrar a cozinha de raiz, valorizando os pequenos negócios e empreendedores da área da gastronomia, além de divulgar os bares participantes e estimular a releitura dos tradicionais “tira-gostos” e a criação de novas iguarias, mantendo viva a cultura e o mercado dos botecos.

Para participar, os botecos não podem pertencer a redes nem a franquias e devem ter a figura do dono do local presente na operação e na identidade do local. São estabelecimentos locais comandados por famílias que vivem do negócio.

Patrocinadores
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na transformação de vidas por meio da cozinha de raíz e na capacidade que os comércios familiares têm de impactar toda a cadeia produtiva do setor, ajudar a desenvolver circuitos turísticos e promover desenvolvimento socioeconômico. Em contrapartida, as marcas têm a oportunidade de realizar ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o boteco. 

Eisenbahn 

“São em eventos como este que podemos entrar em contato direto com o consumidor e levar a mensagem do DNA artesanal de Eisenbahn. É sempre uma felicidade essa parceria que transporta a marca e o nosso consumidor para esse ambiente tão especial da gastronomia democrática. Assim, podemos explorar mais sabores para harmonização com nossa Unfiltered, e também fortalecer a nossa embalagem de 600ml que é ideal para consumo em bares e botecos”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

Piraquê
Focada no segmento de biscoitos e snacks premium, Piraquê valoriza receitas autênticas. Desde 2021, a marca é parceira do Comida di Buteco. A intenção é convidar o público para experimentar o original a partir de um portfólio com criações pensadas para o evento. Em 2021, a parceria trouxe para as gôndolas snacks com base de biscoito nos sabores Pão de alho, Pimenta e Calabresa. Já em 2023, Piraquê apresentou os sabores Filé Aperitivo, Pepperoni e Anéis de cebola, integrando o segmento de salgadinhos à base de trigo.

Santander: Empreendedorismo e Gastronomia 

Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isso que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para quem vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País. Na edição de 2024, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.

Coca-Cola

“Como uma marca que há décadas está presente nas mais diversas experiências gastronômicas brasileiras, estamos animados em nos associar a um evento que celebra a essência dos botecos, lugares onde os sabores autênticos e as conexões genuínas se criam. Uma Coca-cola bem gelada tem uma longa história de complementar a deliciosa comida de boteco, tornando cada momento compartilhado ainda mais especial”, afirma Ted Ketterer, head de Marketing da Coca-Cola Brasil.

McCain
McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando essa iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos.

Zero Cal

Zero-Cal é a marca líder no mercado de adoçantes e há 20 anos a mais lembrada pelos consumidores. A parceria entre Zero-Cal e Comida di Buteco nasceu em 2017, com o intuito de reforçar que seu drink do happy hour pode ser mais doce e zero açúcar. Zero-Cal acredita que é possível levar uma vida bem-humorada, leve e otimista e oferece produtos especialmente desenvolvidos para pessoas que desejam aproveitar as delícias do dia a dia, com um portfólio completo, do tradicional ao natural, para todo o tipo de paladar.

Chandon
A Chandon, marca de espumantes excepcionais, reafirma sua parceria com o Comida di Buteco em 2024, destacando o Chandon Passion como a escolha perfeita para acompanhar os petiscos dos estabelecimentos participantes, promovendo um brinde à cultura gastronômica brasileira. A marca busca democratizar a experiência com o espumante, proporcionando ao público uma experiência única. O Comida di Buteco promove uma votação com premiações para os botecos e para celebrar esse momento, a Chandon presenteará os botecos campeões de cada circuito com uma garrafa de Chandon Magnum Brut e o campeão nacional com uma experiência exclusiva em um dos restaurantes parceiros da Chandon em sua região.

Sympla
Este é mais um ano de parceria com o Comida di Buteco e, dessa vez, com novidades. A Sympla traz, para esta edição, uma série de novos conteúdos para o público. A ideia é fornecer as principais informações sobre os participantes, localização dos bares e até mesmo algumas receitas de petiscos que já foram premiados. Com isso, esperamos ajudar as pessoas a viverem a melhor experiência possível no circuito de botecos.

Comida di Buteco nas Redes Sociais:

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Instagram: _comidadibuteco 

Twitter: @_comidadibuteco 

By João Pedro Silva

É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018, foi CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No Portal Mix Press é CEO/Fundador e colunista, trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal | contato comercial: joaopedro@portalmixpress.com.br