No contexto atual, onde cada centavo conta, compreender o mercado livre de energia é fundamental para os empreendedores que buscam equilibrar suas despesas e investir em mais insumos para suas empresas com zero investimento. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem essa possibilidade, que está disponível para médias e grandes empresas (como indústrias alimentícias ou grandes redes de serviços) e empresas que tem um consumo menor de energia, mas que possuem uma subestação própria de energia atendendo o seu negócio.

Ao contrário do mercado cativo, onde os consumidores estão vinculados às tarifas determinadas pelas distribuidoras locais, no mercado livre as empresas têm a liberdade de escolher seus fornecedores de energia. Além disso, a nova modalidade adota fontes de energia renovável, promovendo o desenvolvimento sustentável e a redução da pegada de carbono. Portanto, o Mercado Livre de Energia oferece mais autonomia e oportunidades para consumidores e empresas gerenciarem sua energia de forma eficiente e econômica.

Essa liberdade não apenas facilita a negociação de preços mais competitivos, mas também permite a personalização de contratos, de forma que se ajustem ao seu padrão de consumo, estabelecendo limites de gastos. Marcílio Reinaux, especialista da Kroma Energia, destaca a capacidade do mercado livre de gerar economias significativas. “Com a concorrência entre os fornecedores, os consumidores têm a oportunidade de negociar preços mais vantajosos e obter condições contratuais mais favoráveis”, esclarece o especialista.

De acordo com Marcílio, o mercado livre de energia é uma ferramenta valiosa para os consumidores que desejam não apenas economizar, mas também ter controle sobre seus gastos energéticos. “Com orientação especializada e compreensão dos benefícios oferecidos por essa modalidade, os consumidores podem tomar decisões informadas e maximizar os benefícios do mercado livre”, afirma.

Outra vantagem do mercado livre de energia é que as empresas não precisam investir em uma estrutura própria de geração de energia. Dessa forma, é possível economizar até 35% mensalmente na conta de energia com zero investimento, apenas modificando a modalidade de aquisição de energia, comprando de outros fornecedores que não a distribuidora local.

By João Pedro Silva

É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018, foi CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No Portal Mix Press é CEO/Fundador e colunista, trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal | contato comercial: joaopedro@portalmixpress.com.br