Dentro do atual cenário do mundo corporativo, o tempo tornou-se algo precioso. Muitas demandas ocupam horas além do expediente, fazendo com que as pessoas vivam em uma correria para cumprir as tarefas e encaixar os compromissos durante o dia. Porém, manter uma rotina tão acelerada não é saudável, seja física ou mentalmente.  

Para gerir melhor o tempo e as horas de trabalho, é possível seguir algumas dicas e adaptá-las ao cotidiano. Segundo o executivo e administrador de empresas Airton Silveira, “mudanças de comportamento e postura são importantes para se construir uma rotina de produtividade mais leve e eficiente”. Confira as ideias a seguir.  

Dica 1: planeje e priorize. Dedique um tempo na segunda logo cedo para revisar sua agenda, tarefas e compromissos. Anote tudo o que precisa ser feito e defina as prioridades. Identifique as demandas que geram mais impacto e urgência e concentro esforços nelas primeiro. Delegue ou deixe para depois as tarefas menos importantes.

 Dica 2: utilize ferramentas de organização. Diversas delas podem te ajudar a organizar seus prazos e tarefas. Experimente diferentes aplicativos e encontre o que melhor se adapta a você.

Dica 3: crie rotinas eficazes. Defina horários específicos para trabalhar focado em suas tarefas e evite distrações durante esse período. Lembre-se de levantar, caminhar e descansar a cada 60, 90 minutos, pois isso ajuda a manter o foco e a produtividade.

Dica 4: diga “não” sem culpa. É importante saber recusar solicitações que sobrecarregam sua agenda e impedem que você cumpra suas prioridades. Proteja seu tempo e não permita que outras pessoas ditem seu ritmo de trabalho.

Dica 5: automatize tarefas repetitivas. Identifique aquelas que podem ser automatizadas e faça uso de aplicativos que podem otimizar envio de e-mails, agendamentos de reuniões e organização de arquivos, por exemplo. 

“Estar sempre correndo não é sinônimo de produtividade, profissionalismo ou de sucesso. O ideal é encarar o trabalho como parte da sua vida, e que mostra propósito e talento para melhorar a comunidade a partir de sua contribuição. Com parcimônia e dedicação nas medidas certas, a profissão é algo que leva você longe em muitos aspectos”, afirma o executivo.  

Para aprofundar mais essas dicas e outros apontamentos, sugerimos conversa com Airton Silveira, executivo e administrador de empresas, com 23 anos de atuação de mercado. Airton é sócio e gestor nas empresas Beleza In, Distrimédica, Promix Laboratorial, Sobremídia e Corpore, além de mentor e consultor.

By João Pedro Silva

É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018, foi CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No Portal Mix Press é CEO/Fundador e colunista, trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal | contato comercial: joaopedro@portalmixpress.com.br