Por trás de cada copo de cerveja, existe uma seleção minuciosa de ingredientes e uma receita que segue os mais rigorosos processos de qualidade. O responsável por acompanhar todas as etapas do processo produtivo e dar o seu toque de criatividade é o mestre cervejeiro(a), profissional essencial para a produção da bebida, do campo ao copo.
Na Ambev, esses profissionais se dedicam a encantar os consumidores compartilhando também a história por trás de cada bebida, afinal, são eles os grandes responsáveis por guardar a sete chaves as receitas secretas de marcas como Corona, Spaten, Stella Artois e Budweiser.
Hoje, dia 19 de junho, comemora-se o Dia do Mestre Cervejeiro(a) e, para marcar a data, especialistas da Ambev compartilham um pouco de como é trabalhar com marcas inspiradoras, presentes nos lares de mais de 40% dos brasileiros, e criar um futuro com mais razões para brindar.
Laura Aguiar, diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira, sommelière e mestre cervejeira da Ambev, trabalha na companhia há 17 anos. Para ela, atuar na profissão é um aprendizado diário. “Produzimos marcas inspiradoras, que fazem parte da história dos brasileiros e brasileiras, e isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e a vontade de entregar a melhor experiência para nossos consumidores. Nossa rotina é marcada por muito aprendizado e está direcionada a cuidar dos nossos processos procurando a melhoria contínua e a precisão das nossas receitas”, conta. Laura esteve à frente de grandes momentos marcantes para a Ambev, como a criação da Academia da Cerveja, um espaço colaborativo criado em 2020 para fomentar a cultura cervejeira e democratizar o conhecimento sobre a bebida. A instituição concentra projetos voltados à educação cervejeira e oferece programação de cursos nos níveis básico, intermediário e avançado.
Para Alexandre Esber, mestre cervejeiro e professor da Academia da Cerveja da Ambev, trabalhar com cerveja é uma mistura de paixão e técnica. “Os profissionais mais apaixonados acabam buscando especialização, fazendo, consequentemente, as melhores cervejas e é por isso que somos referência no que fazemos. Em 26 anos como mestre cervejeiro na Ambev, tive a experiência de trabalhar com marcas icônicas, que são a cara do Brasil, e ser o guardião de um legado de qualidade e autenticidade dos rótulos. E o mais legal de tudo é saber que o meu trabalho acompanha as pessoas nos momentos especiais de comemoração”, afirma.
Atualmente, a companhia conta com mais de 164 mestres cervejeiros espalhados por todo o Brasil. Do total, cerca de 42% são mulheres, um número representativo eque vem sendo ampliado ao longo dosúltimos anos. Em 2020, por exemplo, a Ambev deu um importante passo em relação à equidade de gênero dentro das
cervejarias, com a formação da primeira equipe de brassagem composta 100% por mulheres.
O portfólio da companhia conta com grandes paixões nacionais, como Brahma, Original e Bohemia. Além das famosas cervejas, a Ambev é a grande responsável pela receita do Guaraná Antarctica e de Beats. Os principais lançamentos e inovações nascem no Centro de Inovações Tecnológicas (CIT), inaugurado em 2018 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu objetivo é liderar a inovação de soluções e produtos, da Ambev, para a sociedade consumir no futuro. Apenas em 2023, foram 73 inovações desenvolvidas no CIT, como a Stella Pure
Gold e a nova receita do Guaraná Antarctica Zero.