A Mota Machado, renomada empresa do setor da construção civil, recebeu no final de 2023, pelo segundo ano consecutivo, o título de “Construtora do Ano” pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE). O título foi atribuído em virtude do empreendimento Mirare, que se destacou em auditorias minuciosas realizadas por empresas idôneas e independentes, abrangendo três pilares fundamentais: auditorias em obra – referente ao empreendimento, além de auditoria nos processos do escritório e auditoria de documentação da empresa, aplicado à construtora.
A avaliação da construtora no prêmio da construção baseia-se em critérios exigentes, em que as auditorias em obra se destacam. O Mirare, submetido a esse processo, obteve a pontuação máxima, alcançando o primeiro lugar geral. Os principais critérios de destaque foram: segurança no trabalho, gestão da qualidade, meio ambiente e sustentabilidade.
O Mirare atendeu integralmente todas as exigências normativas. A construtora destacou-se na realização de programas de treinamento, uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), implantação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e práticas seguras em atividades como trabalho em altura e transporte de pessoas e materiais. Além disso, a empresa demonstrou controle rigoroso de prazos, planejamento e custos, adotando a metodologia Lean Construction.
A eficiência na gestão de pessoas também foi evidenciada por indicadores de satisfação dos colaboradores, controle de absenteísmo, monitoramento de acidentes de trabalho e acompanhamento dos treinamentos de segurança e gestão. A Mota Machado implementou ainda um processo consolidado de inovação nos canteiros de obra, avaliados durante o processo.
Em relação ao meio ambiente, o empreendimento estabeleceu um controle efetivo de emissão de carbono por meio de uma plataforma específica desenvolvida para esse fim. A obra demonstrou ação voltada para o crescimento social dos colaboradores, oferecendo cursos de capacitação e promovendo diversas palestras ao longo do ano. A gestão eficiente da segregação de resíduos gerados na obra também contribuiu para o destaque nesse critério.
Segundo Cláudio Barreira, diretor de engenharia da Mota Machado, os padrões de excelência não são exclusivos apenas do Mirare. “Eles refletem a tradição de qualidade construída ao longo de 55 anos de história. A empresa mantém o compromisso de superar expectativas e reforça seu papel como referência no setor da construção civil. O título de “Construtora do Ano” com o Mirare, atribuído pelo pelo Sinduscon-CE, atesta a dedicação em oferecer empreendimentos que aliam inovação, sustentabilidade e segurança, consolidando sua posição de destaque no cenário nacional”, destaca.