O projeto  QUINTAL: corpo, pensamento e outras dramaturgias, em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes e a Casa Absurda inauguram as atividades da Residência Permanente Dramaturgias do Corpo, da Cena, da Imagem, um projeto inédito que pretende agir no panorama das artes de Fortaleza e adjacências introduzindo nele o exercício crítico do dramaturgismo. A aula inaugural será realizada nesta terça-feira, 27 de agosto, às 19h, na Escola Porto Iracema das Artes. A participação é gratuita e faz parte da programação de aniversário dos 11 anos da Escola.

“A gente quer trabalhar o processo de criação como enquadramento da crítica de arte, e não  o contrário, percebe? É essa inversão que nos interessa.”, afirma Thiago Mota, um dos coordenadores da residência, que é Mestre em Artes, pesquisador e professor dos cursos técnicos em Dança da Escola Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Bom Jardim.

A Residência Permanente Dramaturgias do Corpo, da Cena, da Imagem surge como um espaço de provocação, crítica, experimentação e imersão nas complexidades das dramaturgias. A residência abriu 30 vagas destinadas a artistas residentes (dramaturgistas e criadores), proporcionando uma plataforma para o desenvolvimento profissional no campo do dramaturgismo e de aprimoramento/aprofundamento da criação artística. Criadores inscrevem seus processos de criação já iniciados, os quais, ao longo do ano, serão apresentados ao público e receberão comentários dentro do escopo da dramaturgia expandida/dramaturgismo por parte dos dramaturgistas em formação, mediados pelos coordenadores do projeto. Além disso, na Residência, serão realizados estudos de textos seminais e mostras sazonais dos processos em desenvolvimento.

As submissões de propostas terminaram no último dia 11/8. O processo de seleção reunirá um grupo formado por 15 criadores/as e 15 dramaturgistas que trabalhará de setembro/2024 a junho/2025. Os encontros serão semanais e realizados na Porto Iracema das Artes, escola onde funcionou o grupo de estudos Dramaturgia: o que quer e o que pode o corpo?, em 2018 e 2019. O projeto foi precursor dessa residência de agora e contou, dentre seus mentores, com Andrei Bessa, também coordenador dos Laboratórios de Teatro da Porto, à época. Hoje morando e criando mundos em Portugal, Bessa continua próximo apesar de além-mar: “Imaginar um grupo de pessoas focadas em ampliar e reposicionar seus processos de criação é conseguir fabular futuros. Assim mesmo, no plural.”, ele diz. Bilica Leo e Levy Mota, hoje coordenadores, respectivamente, dos Laboratórios de Dança e de Teatro endossam a relevância da Residência, assim como a Casa Absurda, por concordarem com Thereza Rocha, coordenadora geral da residência, quando ela fala de sua “preocupação ao reconhecer a cena artística de Fortaleza tensionada pela falsa dicotomia entre processo e produto”.

É mais ou menos como dizia o já saudoso Nego Bispo: não se trata de “começo, meio e fim. Na cosmologia do nosso povo, temos começo, meio e começo.” Thiago parece concordar com o filósofo quilombola quando diz ainda do próprio processo da residência: “é também um percurso formativo que não visa uma finalização apoteótica, mas que instiga o seu meio, como sempre, um ponto de partida”. Amália Morais, Mestra em Artes (IFCE), produtora cultural e atriz, também coordenadora do projeto, completa, em outra chave: “A Residência Dramaturgias do corpo, da cena, da imagem é uma boa oportunidade para dramaturgistas e criadores escavarem os interstícios entre uma linguagem de arte e outras, possibilitando interessantes trânsitos criativos.

“Esses trânsitos estão também pautados no vaivém sanfonado entre criação e crítica, entre poética e estética, mediadas pela ética, que marca o dramaturgismo. Eu costumo dizer da dramaturgia ou dramaturgismo como exercício crítico avant la lettre ou que chega antes da hora, uma vez que a pessoa dramaturgista acompanha os processos de criação e não somente avaliza/avalia o produto”, explica Thereza Rocha, docente dos cursos de graduação em dança e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES/ICA/UFC), da Universidade Federal do Ceará que é, além de pesquisadora, dramaturgista por profissão. Ela também traz a filosofia para perto, ressaltando na “vírgula, que domina a identidade visual do projeto, o meio no meio do meio característico dos fazeres dramatúrgicos, também passível de ser imaginado no enigma caetano do verso de Sampa: o avesso do avesso do avesso do avesso, um fazer de pura mediação”, conclui.

Entre poéticas e estéticas, a Residência começa em grande estilo com uma Master Class, aberta ao público em geral, encerrando as comemorações do mês de aniversário da Escola Porto Iracema das Artes. A ocasião, que não é nem aula, nem magna, nem mestra, será gerida pelos coordenadores do projeto na forma de um metálogo que contará também com a participação remota de Andrei Bessa.

Serviço
Aula inaugural da   Residência Permanente Dramaturgias do Corpo, da Cena, da Imagem
Local: Escola Porto Iracema das Artes
Dia 27 de agosto, às 19h

Gratuito 

● Inscrições: 16/07 até 23h59 de 11/08/24

● Seleção: 12 a 28/08/24
● Resultado: 29/08/24

● Início da residência: 03/09/24

Realização: QUINTAL: corpo, pensamento e outras dramaturgias

Apoios: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), Porto Iracema das Artes

Parcerias: Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC), Casa Absurda, Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES/UFC).

Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Complementar 195/2022.

By Redação

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