Buscar as tendências para um novo ano é um movimento comum entre consumidores no fim de cada ano. Isso também vale para as crianças, que, junto com os pais, procuram por novos calçados para o ano seguinte.
Walkiria Calixto, fundadora da PezinhoeCia, a mais completa franquia de calçados e acessórios infantojuvenis do Brasil, aponta suas apostas para o ano de 2025.
Versatilidade é o segredo
Além de conforto e beleza, a versatilidade é uma das características mais buscadas nos calçados infantis atualmente. Isso porque os pais procuram itens que possam ser usados em diferentes ocasiões: seja em momentos casuais, como na escola e em restaurantes, ou em eventos mais formais, como batizados e casamentos.
“Calçados multifuncionais são os coringas para qualquer look infantil. Eles garantem charme nos momentos casuais e ajudam a compor um visual mais elegante para ocasiões formais. Modelos da Pampili e Klin, com cores suaves e pastéis, são ideais para quem busca versatilidade”, comenta Walkiria.
Diversão e conforto
Para 2025, as tendências prometem encantar e surpreender. Nos calçados infantis, a palavra de ordem continua sendo conforto. Materiais fofinhos, cores doces e designs divertidos tornam os calçados perfeitos para compor looks cheios de personalidade.
Outro destaque será o uso de materiais que proporcionam a sensação de “pisar nas nuvens”, tão adorada pelas crianças. Brilhos e detalhes holográficos também entram em cena, trazendo mais alegria e vida aos produtos.
Ainda assim, os clássicos permanecem no mix. Walkiria explica como o minimalismo e elementos clássicos estarão em alta neste ano.
Couro para um toque de elegância
Se a busca for por calçados mais elegantes, o couro será a escolha perfeita. Esse material confere uma textura diferenciada, fazendo o calçado se destacar. Além disso, o couro é versátil e pode ser usado em sapatos sociais ou tênis, oferecendo diversas opções elegantes.
“Calçados de couro são uma ótima escolha para quem busca sofisticação. Além de elegantes, estão presentes em muitas marcas com modelos femininos e masculinos”, explica Walkiria.
Minimalismo no universo infantojuvenil
Enquanto antes o mercado infantil valorizava detalhes elaborados, hoje a tendência é o design mais simples. Tênis e sandálias minimalistas estão ganhando espaço tanto entre os pais, que os consideram mais elegantes, quanto entre crianças que já estão entrando na adolescência e preferem itens que refletem suas personalidades.
“O minimalismo já é uma tendência consolidada em outros segmentos e agora chega aos calçados infantis. Marcas como Tip Toey Joey, Reserva Mini e Gambo se destacam com seus modelos simples, conquistando até os adolescentes, que costumam ser mais exigentes”, comenta a CEO.
O clássico nunca sai de moda
Certas tendências são atemporais. Alguns calçados possuem designs tão icônicos que atravessam gerações. Esses modelos, quando modernizados, conseguem unir o melhor de dois mundos: parecerem contemporâneos e vintage ao mesmo tempo. Marcas como Converse, Nike e Puma são exemplos dessa versatilidade.
“A estética das décadas de 1980 e 1990 é uma referência constante na moda. Por isso, modelos da Adidas, Vans e New Balance são tendências permanentes, com estilos adequados para diferentes idades e ocasiões”, destaca Walkiria.
Com a chegada de 2025, as tendências em calçados infantis apontam para um equilíbrio entre estilo e funcionalidade. Modelos minimalistas, o uso do couro e clássicos revisitados prometem atender às expectativas de pais e crianças que buscam conforto, versatilidade e elegância.