O Instituto Idear certificou neste mês de janeiro 219 alunos do projeto “Programando com Ação”, encerrando um ciclo de 23 turmas, sendo quatro voltadas para iniciação à robótica e 19 para criação de animações em Pixel Art. O projeto, gratuito e direcionado a crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, promove o desenvolvimento tecnológico e social, preparando os jovens para um futuro mais conectado e inovador, mas também desenvolvendo habilidades como criatividade e trabalho em equipe.
Os atendimentos aconteceram em cinco espaços parceiros: ECIM Raquel de Queiroz, Centro de Convivência Social Timbó, EMEIEF Joaquim Aguiar, Fundação Ana Lima e o Projeto Alvorecer. Com uma carga horária total de 60 horas, as atividades combinam aulas presenciais e complementares que abordam temas como lógica de programação, desenvolvimento de jogos e aplicativos, robótica básica, cyberbullying e ética digital, além de xadrez aplicado à matemática e educação financeira.
Desde sua criação em 2015, o Programando e Aprendendo já certificou 3.060 jovens em Maracanaú, oferecendo ferramentas para o crescimento pessoal e acadêmico de estudantes da rede pública municipal, com foco em atender alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O coordenador do projeto, Fernando Fasti, enfatizou o impacto positivo da iniciativa:
“Nosso objetivo é desenvolver habilidades tecnológicas e sociais de crianças e adolescentes, utilizando metodologias lúdicas e divertidas. Isso prepara os alunos para os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico, desenvolvendo competências técnicas, sociais e emocionais fundamentais para a cultura digital”.
Além de cursos práticos, como robótica e programação, o projeto também trabalha competências como pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe, fomentando uma educação completa e inovadora.
Realizado pelo Instituto Idear em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA), o projeto conta com o apoio de grandes empresas. Esta edição foi apresentada pelo Nubank e patrocinada pela Jacto, além de contar com o suporte de parceiros como Grupo Lunelli, Sumitomo Chemical, Ancar Ivanhoe e Gerdau.
Para mais informações sobre o projeto e futuras inscrições, acesse o site do Instituto Idear.