Adolescentes e jovens recorrem à academia para tratar dores nas costas e corrigir postura
A preocupação com dores nas costas e má postura não é mais exclusividade de adultos e idosos. Adolescentes e jovens da geração Z têm buscado a academia para treinos que aliviam os incômodos na coluna e promovam o fortalecimento da musculatura, especialmente após longos períodos de uso de telas e celulares.
De acordo com Gil Duarte, educador físico e coordenador da Bodytech do Shopping Iguatemi Bosque, a procura por treinos personalizados para melhorar a postura cresceu nos últimos anos. Os exercícios mais indicados nesses casos são os de baixo impacto, que fortalecem a musculatura sem sobrecarregar a coluna.
“Musculação bem orientada, pilates, ioga, alongamentos e até a hidroginástica são boas opções para quem sente dor na região lombar ou cervical. Caminhada e bicicleta também são recomendadas. O importante é evitar atividades com impacto ou que envolvam torções do tronco com carga, como levantamento de terra ou agachamentos com barra pesada”, orienta o profissional da Bodytech.
Ainda segundo Gil Duarte, muitos quadros de dor são consequência de vícios posturais adquiridos no dia a dia. “O tempo prolongado em frente ao computador ou ao celular e a falta de consciência corporal têm provocado um aumento de queixas, inclusive entre adolescentes. Hoje vemos jovens buscando treinos preventivos, o que antes era mais comum com o público adulto ou idoso”, ressalta.
Os treinos voltados à geração Z são personalizados, com foco em fortalecimento, mobilidade e correção postural. Gil Duarte reforça que é essencial procurar um profissional para a execução dos exercícios quando há dores específicas. “Com acompanhamento adequado, conseguimos estruturar treinos seguros, progressivos e eficazes, evitando o risco de agravar a dor ou desenvolver novas lesões”, observa.
Publicar comentário