Em comemoração ao mês de incentivo ao aleitamento materno, conhecido como Agosto Dourado, o Grupo AMA trará para Fortaleza, nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2024, grandes nomes de referência nacional e internacional para o II CIAMA – Congresso Internacional da Amamentação. O evento é promovido pelas enfermeiras Mariana Gonçalves e Sabrina Alapenha, as únicas Consultoras em Lactação com Certificação Internacional – IBCLC do Ceará. O congresso, de caráter científico-social, será realizado no Mareiro Hotel, na Av. Beira Mar. O momento reunirá especialistas em renome mundial para discutir as mais recentes práticas e pesquisas no campo do aleitamento materno.
O CIAMA tem como objetivo principal a atualização e discussão de condutas profissionais voltadas para a promoção e proteção do aleitamento. Dentre os destaques, o evento contará com mesas redondas sobre temas específicos, ouvidos por palestrantes de referência tanto a nível nacional quanto internacional. “Serão abordados tópicos cruciais para o avanço do conhecimento e das práticas em amamentação, incluindo os benefícios do aleitamento para a saúde pública, estratégias para aumentar as taxas de amamentação e o manejo de desafios comuns enfrentados por lactantes”, explica Sabrina Alapenha, Consultora em Lactação do IBCLC do Ceará.
Alguns dos renomados palestrantes confirmados incluem Bianca Balassiano, Psicóloga e Consultora Internacional em Lactação (IBCLC); Alba Padró, Fundadora da LataApp e Consultora Internacional em Lactação (IBCLC); e Dr. José Maria Tayalero, Pediatra e Fundador do Portal E-lactância. Estes e outros especialistas compartilharão suas experiências e conhecimentos, contribuindo para o enriquecimento profissional dos participantes. “Nesta segunda edição, buscamos criar um espaço de troca e aprendizado onde profissionais da área materno-infantil compartilham conhecimentos teóricos-práticos, suas experiências, desafios e histórias de vida”, celebra Mariana Gonçalves, Consultora em Lactação do IBCLC do Ceará.
O congresso também será uma plataforma para a divulgação de trabalhos e artigos científicos. Esta iniciativa é fruto de uma parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade da Integração Internacional Luso Brasileira (UNILAB).
Além das palestras e mesas redondas, o evento oferecerá um espaço para networking e convívio entre os participantes, culminando com o Coquetel Agosto Dourado, que celebra o padrão ouro do leite humano.
O II CIAMA promete ser um marco na promoção do aleitamento materno, fortalecendo a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da saúde. As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.amaamamentacao.com/ciama
Conheça a AMA
A AMA Amamentação, idealizada por Mariana Gonçalves e Sabrina Alapenha, reúne profissionais especialistas na área, todas mães que entendem os desafios dessa fase. A maternidade é um período de alegria, mas também de adaptação a novas atividades e rotinas, o que pode ser desafiador para os pais. A AMA oferece o cuidado e carinho que as famílias necessitam para acolher seus bebês com amor, com atendimento presencial em Fortaleza, Ceará, e também online para todo o Brasil.
Mais Sobre o Aleitamento Materno
O aleitamento materno exclusivo até os seis meses traz inúmeros benefícios para o bebê e a mãe. Um dos principais é a proteção contra infecções gastrointestinais. O início precoce da amamentação, dentro de uma hora após o nascimento, protege o recém-nascido contra infecções e reduz a mortalidade neonatal. O risco de morte devido a diarreia e outras infecções é maior em bebês que são parcialmente amamentados ou não amamentados. O leite materno também é uma fonte vital de energia e nutrientes para crianças de 6 a 23 meses, podendo fornecer metade ou mais das necessidades energéticas de uma criança entre 6 e 12 meses, e um terço entre 12 e 24 meses. Crianças amamentadas têm menos probabilidade de ter sobrepeso ou obesidade, melhor desempenho em testes de inteligência e maior frequência escolar. A amamentação também está associada a maior renda na vida adulta.
Benefícios da amamentação
Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação reduz o risco de câncer de útero e de mama nas mulheres. Para os bebês, fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de obesidade, diabetes, diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto e diminui em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.
Serviço:
II Congresso Internacional sobre Aleitamento Materno
Data: 15, 16 e 17 de agosto
Local: Mareiro Hotel – Av. Beira Mar, 2380 – Meireles, Fortaleza/CE
Mais informações: https://www.amaamamentacao.com/ciama