O Ceará se destaca no cenário nacional como um dos destinos mais procurados para aluguéis de temporada. Os principais destinos do estado, como Porto das Dunas, Icaraizinho de Amontada, Flecheiras e Jericoacoara, estão com a ocupação de seus imóveis beirando 100%. A alta procura, especialmente durante feriados e temporada de férias, tem superado as expectativas de empresas especializadas no setor, que já preveem um crescimento contínuo nos próximos anos.

A pesquisa foi realizada pela Alfa Praia, empresa especializada em locação por temporada. Segundo o sócio-diretor da companhia, Andre Fernandes, as pessoas estão cada vez mais buscando esse tipo de estadia pela flexibilidade e conforto.

“Além disso, com o aumento do trabalho remoto, mais turistas estão aproveitando para estender suas estadias nas praias cearenses”, afirma o executivo. Destaca ainda que o Ceará tem um apelo crescente, principalmente para aqueles que buscam privacidade e conveniência, longe dos grandes centros urbanos.

O crescimento da procura por aluguéis de temporada também reflete uma tendência global. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o mercado global de aluguel por temporada foi avaliado em USD 109,76 bilhões em 2022 e está projetado para crescer a uma taxa anual de 11,2% entre 2023 e 2030. A aceleração desse crescimento está sendo impulsionada pela flexibilidade proporcionada pelo trabalho remoto e pela mudança nos hábitos dos consumidores, que preferem ambientes mais privados, seguros e convenientes para suas viagens.

Além disso, com a pandemia e o aumento das opções de hospedagem alternativas, muitos turistas passaram a priorizar imóveis inteiros em vez de quartos de hotéis, o que tem incentivado o crescimento de plataformas como Airbnb e Booking.com. Aumentou a demanda nas grandes cidades, mas também fez com que destinos menores, como as praias do Ceará, se tornassem ainda mais atraentes.

“O mercado cearense já se prepara para novos investimentos e melhorias no setor, com a expectativa de que a tendência de alta demanda se mantenha, especialmente com a projeção de crescimento no turismo global. Em Jericoacoara e outras praias, já se observa o movimento de ampliação da oferta de imóveis, mas, mesmo com esse aumento, a procura continua superando a oferta”, complementa André Fernandes. 

O cenário é promissor, e a cada dia, mais turistas do Brasil e do mundo escolhem o Ceará como destino para férias, relaxamento e até mesmo trabalho remoto.

By João Pedro Silva

É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018, foi CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No Portal Mix Press é CEO/Fundador e colunista, trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal | contato comercial: joaopedro@portalmixpress.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *