Centro de Formação Joãozito Arruda e Superintendência de Obras Públicas formam parceria e capacitam 50 mulheres operadoras de máquinas em Quixeré
Um grupo formado por cerca de 50 mulheres do município de Quixeré, localizado a 212 km de Fortaleza, deu início, no último dia 10 de fevereiro, ao curso de formação para mulheres operadoras de máquinas. A capacitação é promovida pelo Centro de Formação Joãozito Arruda (CFJA) em parceria com a Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Ceará com o intuito de profissionalizar e empregar essas figuras femininas nas obras de ampliação da malha viária da CE-377.
O curso possui duração de dois meses e meio dentro de 200h divididas em aulas teóricas, prática em simulador e prática em máquinas. As aulas práticas iniciaram no dia 26 de março e vão até o próximo dia 25 de abril. As mulheres, que possuem idades entre 19 e 54 anos, aprenderão nesse período a manusear três máquinas diferentes: escavadeira, pá carregadeira e trator de esteira.
“A qualificação profissional é um dos caminhos mais eficazes para promover inclusão social, igualdade de gênero e independência financeira. Com esse curso de formação para operação de máquinas voltado para mulheres em Quixeré, estamos não apenas ampliando oportunidades no mercado de trabalho, mas também impulsionando o desenvolvimento econômico da região do Grande Jaguaribe. Investir na capacitação dessas profissionais é fortalecer o futuro da comunidade”, afirma Victor Marinho, diretor do CFJA, frente social do Grupo Fornecedora.
Além das aulas profissionalizantes, a turma terá a oportunidade de participar de rodas de conversas. “O Centro de Formação Joãozito Arruda entende o seu papel social na promoção de qualidade de vida dessas mulheres, então para além das aulas onde trabalhamos o técnico, esses momentos de diálogo servirão para trabalhar o emocional delas, que almejam ingressar no mercado de trabalho em um segmento historicamente dominado por figuras masculinas”, explica Ercílio Rocha, do CFJA.
Após a finalização do curso uma parte dessas mulheres fará um estágio remunerado de 20h semanais nas obras da rodovia 377 em uma iniciativa com o objetivo de trazer diversidade ao mercado de trabalho.
De acordo com Victor, o trabalho desencadeado neste curso está alinhado com o propósito da empresa: “Transformar para melhor a vida das pessoas com as nossas soluções. “Este projeto não é apenas uma resposta às necessidades do setor, mas uma oportunidade de transformação social e econômica. Ele simboliza um compromisso com a inclusão, a inovação e a excelência”, pontua.
Sobre o Grupo Fornecedora
Completando sete décadas de atuação em 2025, o Grupo Fornecedora é referência no oferecimento de produtos e serviços para bens de capital, além da construção pesada, indústria, setor rodoviário e agricultura. Presente em nove estados do Nordeste representando marcas como Hyster, Yale, Case Construction, Dynapac, Epiroc, Fuchs, Margui, Daf Caminhões, New Holland Agriculture, e mais recentemente a chinesa Zoomlion, o grupo engloba oito empresas: Fornecedora Máquinas e Equipamentos, Fornecedora Engelog, Fornecedora Caminhões, Fornecedora Pavimentos, Fornecedora Agro, Fornecedora e Máquinas Industriais, Fornecedora Seminovos e Fornecedora Transportes.
Publicar comentário