×

Cimento Apodi avança em sustentabilidade com o início das operações do seu Parque Solar

Na semana em que se comemora o Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, a Cimento Apodi, referência na produção de cimento, concretos e argamassas, reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o futuro energético do setor ao anunciar oficialmente o início das operações da Usina Fotovoltaica Cimento Apodi, um marco importante em sua jornada de responsabilidade ambiental e inovação.

Localizado na Rodovia CE-356, Km 30, no Distrito Industrial Bom Sucesso, em Quixeré (CE), o novo parque solar representa um passo concreto da empresa na transição para uma matriz energética mais limpa e renovável. Com uma potência instalada de 5.000 kW, a usina ocupa uma área de 90.910 m² e é composta por 10.080 módulos fotovoltaicos. Sua capacidade anual de geração é de 8.858 MWh, suficiente para suprir até 10% da demanda elétrica da unidade fabril de Quixeré, além de reduzir a emissão de cerca de 482 toneladas de CO₂ por ano.

Mais do que uma ação de eficiência energética e redução de custos operacionais, a iniciativa simboliza o posicionamento da Cimento Apodi como uma indústria comprometida com o desenvolvimento sustentável. “Acreditamos que o papel da indústria no século XXI vai além da produtividade: é preciso ser agente de transformação, equilibrando crescimento econômico com responsabilidade socioambiental. No setor cimenteiro, essa responsabilidade é ainda mais significativa, dada a relevância da atividade para a infraestrutura e o desenvolvimento do país. Por isso, buscamos constantemente soluções que reduzam impactos ambientais, promovam a inovação e estimulem o uso de fontes renováveis, como este parque solar, que representa nosso compromisso com um modelo de produção mais consciente e sustentável”, afirma Sergio Mauricio, CEO da Cimento Apodi. 

“A iniciativa chega em um momento simbólico, reforçando a importância da indústria sustentável como motor de progresso e bem-estar coletivo. Em uma data que celebra a força produtiva do país, a Apodi dá um exemplo concreto de como é possível produzir com consciência e gerar impacto positivo para as próximas gerações”, complementa Sergio Mauricio. 

Sustentabilidade com foco em descarbonização, energia limpa e inovação

O parque solar integra um conjunto de ações ambientais da companhia, alinhadas às melhores práticas de enfrentamento das mudanças climáticas, transição energética e estímulo à inovação.

No campo ambiental, a empresa obteve avanços expressivos, reduzindo significativamente o consumo energético e ampliando sua capacidade de geração própria de energia, por meio da cogeração com gases quentes e do uso de energia solar.

Com a descarbonização no centro de sua estratégia, a companhia fortaleceu o uso de fontes energéticas limpas. A planta de Quixeré (CE), por exemplo, atinge, com o funcionamento do parque solar,  25% de autossuficiência energética em 2025 — sendo 18% provenientes da cogeração e 7% do novo parque solar de cinco MW. Nos últimos três meses, a substituição térmica atingiu aproximadamente 20%, e nossa meta é alcançar 25% ainda em 2025, e 100% do efluente líquido tratado na unidade de Quixeré foram reaproveitados, reafirmando o compromisso com a economia circular e o uso eficiente de recursos naturais.

Outro destaque do ano foram as melhorias na aplicação de inteligência artificial no processo produtivo, com o desenvolvimento do Cement Mill Optimizer (CMO) nas fábricas de Quixeré e Pecém. O sistema analisa 276 variáveis em tempo real e gera milhões de combinações a cada 30 segundos para otimizar a operação dos moinhos, reduzindo custos energéticos e melhorando a performance ambiental da produção.

A produção de cimentos com menor teor de clínquer, como os tipos CP III e CP IV, seguiu como uma prioridade, contribuindo diretamente para a redução das emissões de CO₂ associadas ao produto final. Mesmo com oscilações na produção, a estratégia de manter o foco em soluções de menor intensidade de carbono foi mantida, reafirmando os compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com as diretrizes de órgãos internacionais como o GRI, SASB e TCFD.

Em 2024, a Cimento Apodi também fortaleceu sua governança e integrou ainda mais as práticas sustentáveis aos processos produtivos e à tomada de decisão estratégica. A Matriz de Materialidade da companhia, construída com base em tendências globais e consultas a stakeholders, norteia a gestão dos impactos mais relevantes para os negócios e para a sociedade. 

Além das iniciativas técnicas e operacionais, a empresa aposta no conhecimento como ferramenta de transformação. Em agosto deste ano, a companhia irá promover o segundo Congresso de Sustentabilidade, ampliando o diálogo sobre práticas sustentáveis e inovação no setor. Iniciativas como o projeto Cliente 360 também demonstram que a sustentabilidade está presente na relação com o mercado, buscando soluções que tornem os negócios mais eficientes e conscientes.

Com uma atuação firme, transparente e orientada para o futuro, a Cimento Apodi segue mostrando que é possível crescer de forma sólida sem comprometer a sustentabilidade financeira ou ambiental, contribuindo de forma significativa para a construção de um setor mais responsável e inovador.

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

É jornalista desde 2018, especialista em mídia esportiva e foi CEO/Fundador do Portal Esporte News. Atuou como jornalista na TV União, radialista na Rádio Fortaleza FM (Câmara Municipal de Fortaleza) e na Rádio Dom Bosco FM. No Portal Mix Press, é CEO/Fundador e colunista, abordando cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! | Insta: @joaopedrosilvareal Contato comercial: joaopedro@portalmixpress.com.br

Publicar comentário