Jericoacoara, um dos destinos mais procurados para esportes aquáticos, se prepara para receber a terceira edição do Jeri Wingfoil Cup, de 3 a 7 de dezembro. O evento, que reunirá atletas de todo o mundo, combina velocidade e manobras precisas sobre pranchas com foil. Entre os destaques da competição, estão três jovens promessas da modalidade: Maddalena Spanu, Mathis Ghio e Nia Suardiaz.
Maddalena Spanu, natural da costa oeste da Sardenha, na Itália, iniciou sua trajetória nos esportes aquáticos aos 4 anos, incentivada pelo pai, que a introduziu ao surfe ainda na infância. Com a ascensão dos esportes de asa, Spanu migrou para o wing foiling, onde alcançou reconhecimento internacional, conquistando os títulos de campeã mundial e europeia nas categorias de corrida e maratona de wingfoil, consolidando-se como uma das principais atletas da modalidade.
Nia Suardiaz iniciou sua jornada nos esportes aquáticos aos 4 anos, praticando Windsurf e Surfe. Ela dedica-se intensamente ao Wing Foil, aprimorando suas habilidades dia após dia e consolidando-se como uma promessa nesse esporte em ascensão.
Por sua vez, o francês Mathis Ghio, um dos principais nomes da categoria masculina, está focado no desenvolvimento de novos equipamentos e técnicas, estará entre os favoritos na disputa. Ele chega a Jericoacoara determinado a reverter esse resultado e buscar a vitória no campeonato mundial.
Ações sustentáveis
Além das competições, o evento esportivo contará com ações de conscientização ambiental e promoção do turismo consciente, através do Instituto S.E.R. e em colaboração com a comunidade local e apoiadores do evento. A Vila Kalango, que faz parte do Grupo e*, será o ponto de encontro e apoio para atletas e visitantes, oferecendo uma estrutura que se harmoniza com o ambiente natural de Jeri.
O Jeri Wingfoil Cup, uma parceria entre a International Wing Sports Association (IWSA), Associação Brasileira de Wing (ABWing) e Grupo e*, conta com o apoio de empresas e entidades, privadas e públicas. Entre os patrocinadores, destacam-se o SEBRAE, Natura Kaiak, Cerveja Sol, Distribuidora Solar, Windbra, Mitsubishi e o Governo do Estado.