Correr ou caminhar na chuva – Ortopedista orienta sobre como evitar lesões
Quem costuma praticar atividade física ao ar livre, principalmente caminhas e corridas, acaba tendo que enfrentar desafios extras durante os dias de chuva. O piso molhado, a visibilidade reduzida e o risco de escorregões aumentam as chances de lesões ortopédicas, que podem ir desde as mais simples até as mais graves. Para o ortopedista da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), Plínio Linhares, os principais problemas são entorses de tornozelo, quedas e até fraturas. “O solo escorregadio pode fazer com que a pessoa perca o equilíbrio e caia, resultando em lesões nos tornozelos, joelhos e até nos punhos e ombros, ao tentar amortecer o impacto da queda”, explica.
O especialista alerta que a escolha do tipo do calçado também é muito importante para evitar lesões. “O ideal é optar por tênis com solado antiderrapante, que ofereça mais aderência ao solo molhado. O solado não pode estar muito desgastado e o drop (a diferença de altura entre a parte de trás e da frente) não pode ser muito elevado. Além disso, é importante evitar poças d’água, pois podem esconder buracos ou irregularidades no terreno”, recomenda “Plínio Linhares”.
Fortalecimento muscular
A postura e o ritmo da corrida ou caminhada também devem ser ajustados em dias de chuva. “Muitas pessoas mantêm a mesma velocidade e passada que utilizam em dias de sol, mas o ideal é reduzir um pouco o ritmo e manter o centro de gravidade mais baixo, flexionando levemente os joelhos para aumentar a estabilidade”, orienta o ortopedista, ressaltando também sobre a importância de o corredor fazer alongamentos antes de iniciar a atividade e manter o treino de fortalecimento muscular em dia.
Dr. Plínio Linhares reforça, ainda, a importância de o atleta escutar o próprio corpo e respeitar os limites. “Se o tempo estiver muito adverso, com tempestades e raios, o melhor é evitar a atividade ao ar livre. A segurança sempre deve vir em primeiro lugar”, conclui. Seguindo essas recomendações, é possível manter a prática esportiva mesmo nos dias chuvosos, reduzindo os riscos e aproveitando os benefícios da corrida e da caminhada para a saúde.
Publicar comentário