A ArcelorMittal unidade Pecém promoveu um Aulão Social de Bodyboarding para crianças e adolescentes na praia da Taibinha, em Taíba, localizada em São Gonçalo do Amarante, na manhã de sábado (17/8). A ação contemplou 35 crianças, de 8 a 17 anos, participantes do projeto Maré Alta. O projeto existe desde 2013 no município e proporciona aulas de bodyboarding e de violão para moradores locais, em maioria filhos e netos de pescadores.
A programação contou com palestras sobre a prática esportiva, com a participação dos principais bodyboarders do Ceará: o multicampeão Roberto Bruno, Luiz Gustavo (Gustavinho), Ricardo Barbosa e Dalete Mousinho. Foram promovidas também atividades de educação ambiental, com a limpeza de lixo e microlixo da praia. Atletas, visitantes, crianças e adolescentes participaram da atividade, com a remoção de tapinhas, canudos, embalagens e outros itens plásticos localizados na faixa de areia. As crianças e adolescentes participantes ganharam diversos brindes da ArcelorMittal e foram agraciadas com um certificado de participação do aulão social.
A ação social e ambiental integrou a programação do Circuito Cearense de Bodyboarding 2024 – 2ª Etapa. “A ArcelorMittal está patrocinando o evento e estamos muito felizes em tê-lo ocorrendo aqui, na Taíba, em São Gonçalo do Amarante, onde a unidade Pecém da empresa está instalada. É um município onde a gente dialoga bastante com as comunidades e incentivamos projetos sociais. Entendemos que, trazendo o Circuito para cá, além de ajudarmos a disseminar a cultura desse esporte junto às crianças e adolescentes, estamos também movimentando a economia local”, explicou a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da ArcelorMittal Pecém, Emanuela França.
O Marcelo Barros, presidente da Federação de Bodyboarding do Ceará, destacou a importância do apoio da produtora de aço à competição. “Estamos muito felizes com essa parceria. A ArcelorMittal já vem patrocinando o bodyboarding em outros estados, incentivando o esporte, tirando a criançada e os jovens da ociosidade e dando a oportunidade de eles estarem aqui competindo e participando do aulão”, afirmou.
Vitórias de atletas empregados
Conquistando o 4º lugar na categoria PCD, a Cristiane dos Santos Ribeiro, analista Jurídica na ArcelorMittal Pecém, celebrou com emoção mais uma vitória alcançada. “Foi espetacular. É sempre emocionante cada participação, é uma sensação maravilhosa”, contou. Na próxima semana, ela participa de mais uma competição, desta vez no Rio de Janeiro. “Eu me sinto muito feliz praticando esse esporte. Ainda bem que eu tenho essa oportunidade, e a empresa apoia, incentiva a gente como empregados”, compartilhou.
O *técnico de Manutenção EIC na unidade Pecém da ArcelorMittal, Raul Artur de Sousa Pessoa, conquistou o 5° Lugar na Categoria Profissional* do Circuito Cearense de Bodyboarding. “Consegui uma colocação excelente, e vou conseguir pular algumas colocações no ranking geral do Circuito Cearense. Agora é manter os treinos pra terceira etapa. Queria agradecer à ArcelorMittal, que me ajudou na inscrição”, disse.
A disputa contemplou as categorias Profissional Masculino e Feminino; OPEN Masculino e Feminino; Estreante Masculino e Feminino; Iniciante Masculino e Feminino; Master; Grand Master; Legends; Grand Legends; e PCD. A premiação da competição foi de R$ 10.000,00 (dez mil reais), distribuídos entre os melhores colocados na categoria Profissional Masculino e Feminino, além de pés de patos e pranchas. Todos os finalistas receberam troféus e kits de premiação. O Circuito Cearense de Bodyboarding 2024 – 2ª Etapa contou com os patrocínios da ArcelorMittal, FTrade e Secretaria de Esporte e Juventude. O evento é uma realização da Federação de Bodyboarding do Ceará (FBCE) e do Instituto Brasil Sem Fronteiras. O encerramento da competição aconteceu domingo (18/8).
Aço é ArcelorMittal
O Grupo ArcelorMittal é líder mundial na produção de aço, com cerca de 160 mil empregados e clientes em mais de 155 países. A unidade Pecém está instalada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE) e integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A produtora de aço atende à indústria naval, de óleo e gás, automotiva e construção civil. O propósito da ArcelorMittal é produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta.