Nesta sexta-feira (27), celebra-se internacionalmente o Dia Mundial do Turismo. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980, com o objetivo de ressaltar a importância dessa atividade, abrangendo seus diferentes aspectos sociais, culturais e econômicos. No Ceará, o setor é impulsionado principalmente por práticas e eventos esportivos.
Com a retomada pós-pandemia, ficou evidente a relevância de incorporar atividades físicas no cotidiano, tanto para o bem-estar físico quanto mental. O estado do Ceará oferece condições ideais para a prática de diversos esportes, como o kitesurfe e a corrida de rua. Em Fortaleza, a corrida tem ganhado destaque nos últimos anos, atraindo cada vez mais turistas para eventos na capital.
“É um mercado em plena ascensão, que gera empregos, oportunidades promocionais e principalmente estímulo à qualidade de vida”, explicou Fernando Elpídio, mestre em Gestão de Produtos Turísticos e diretor da Nova Letra Eventos Criativos. “A cidade conquistou o status de capital das corridas de rua no Nordeste e conta, hoje, com mais de 110 mil praticantes. É a modalidade esportiva organizada mais praticada na capital cearense. Como exemplo, na última meia maratona turística da cidade, a 21K Terra da Luz, 10% dos participantes foram turistas”, afirmou Elpídio.
O especialista também destaca que toda uma cadeia econômica é beneficiada pelo crescimento da modalidade. “Como o turismo esportivo está em expansão, os setores que impulsionam a economia são os voos e a rede hoteleira. Fortaleza tem provas quase todos os fins de semana, o que garante movimentação tanto na alta quanto na baixa estação, com turistas ocupando hotéis e movimentando a economia local. Áreas ligadas ao esporte também estão crescendo, como a procura por academias, nutricionistas, fisioterapeutas, assessorias esportivas, personal trainers, além do comércio de materiais esportivos, com destaque para a venda de tênis, óculos, roupas etc.”, afirma.
Essa análise é respaldada por dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que apontou que, em julho, o Ceará foi o quinto estado com maior crescimento no país na movimentação de turistas estrangeiros, um aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2023. Segundo a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará, no último ano o estado recebeu cerca de 226 mil turistas interessados em esportes e aventuras.
Kitesurfe
Se a corrida de rua é um mercado em ascensão no Ceará, o kitesurfe já está consolidado no estado. De acordo com dados da Setur, 60% dos 226 mil turistas que visitaram o Ceará no último ano em busca de esportes e aventuras vieram para a prática do kitesurfe. Esses números são impulsionados especialmente no segundo semestre, durante a “temporada dos ventos”, que oferece condições ideais para a modalidade.
Ainda segundo a Setur, mais da metade dos turistas que vêm ao estado para praticar kitesurfe são estrangeiros. A França é o principal mercado emissor, seguida por Argentina, Portugal e Itália. O tempo médio de permanência desses atletas internacionais é de 12 dias no Ceará, com um gasto médio diário de R$ 7.312,00.