A Escola Acesu, um projeto pioneiro da Associação Cearense de Supermercados (Acesu) no Estado, vem se consolidando como uma referência na capacitação de profissionais do setor supermercadista. Com ações presenciais e online, a iniciativa, que também conta com algumas parcerias com Senac, Sine/IDT e Secretaria de Proteção Social (SPS) em formações específicas, já ofereceu 38 cursos em pouco mais de um ano de atividade, impactando no geral 1.926 colaboradores ligados às empresas associadas.
Para Nidovando Pinheiro, presidente da Acesu, a iniciativa já rende frutos e é de extremo valor ao mercado. “A relevância da Escola Acesu reflete nosso compromisso com a inovação e a qualidade no setor. Este primeiro ano tem sido um marco importante para nossa instituição e para o mercado cearense. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados e animados com as perspectivas futuras. A ampliação dos nossos programas de capacitação e a personalização dos cursos são passos fundamentais para atender às necessidades específicas de nossos associados e contribuir para o crescimento do setor em geral”, explica.
O projeto educacional encabeçado pela Acesu vem atraindo a atenção de supermercados e redes associadas, já que o déficit na mão de obra qualificada sempre foi considerado uma dor do setor. A solução estratégica, idealizada por Cláudia Novais, diretora de Recursos Humanos da Acesu, preenche essa lacuna e antecipa as necessidades do mercado, oferecendo treinamentos específicos que capacitam os colaboradores para enfrentar os desafios atuais e futuros em diversas áreas como gestão, liderança, marketing, vendas, prevenção de perdas, qualidade, jurídico, operações, logística, entre outras. Vale ressaltar que a Escola Acesu é responsável por eventos anuais de grande porte como o Fórum Jurídico e o Fórum de Prevenção de Perdas.
Para Cláudia Novais, a tendência é o segmento varejista contar com profissionais com mentes mais abertas e trabalhadas. “O impacto positivo é evidente na melhoria das práticas operacionais e na elevação dos padrões de atendimento, contribuindo para a competitividade e inovação das empresas participantes. A escola se estabelece, assim, como um caminho para a formação de talentos, fundamental para o crescimento sustentável do setor supermercadista no Ceará. Em pouco tempo, teremos colaboradores ainda mais qualificados no mercado”, projeta.
Próximos passos
Como parte de sua expansão, dentre outras novidades programadas para os próximos meses, a Escola Acesu está lançando um novo projeto de cursos “in company”, que proporcionará a capacitação personalizada para os associados, adaptando-se às necessidades específicas dos colaboradores, com turmas fechadas e dedicadas a uma única empresa. “Estamos entusiasmados com as novas iniciativas que estamos implementando. O projeto de cursos ‘in company’ é uma resposta direta à demanda de nossos associados por treinamentos mais customizados e eficazes”, explica Cláudia.
Para Meirijane Anastácio, coordenadora do projeto, as ações direcionadas podem ser um grande diferencial corporativo, além de ser um facilitador na compreensão dos colaboradores. “Sabemos que cada negócio, cada instituição tem suas particularidades e, ao formar turmas dedicadas exclusivamente para uma única empresa, conseguimos adaptar o conteúdo e a abordagem de forma muito mais eficaz, o que maximiza a relevância e a aplicação prática do conhecimento. É um enorme passo para a Escola Acesu e para o setor”, conjectura.
Sobre a Acesu
A Associação Cearense de Supermercados (Acesu) é uma entidade que reúne empresários e profissionais do setor supermercadista no Ceará. Fundada há 49 anos, com o propósito de promover a integração e o desenvolvimento do setor, a Acesu atua como um importante canal de comunicação e apoio para seus associados, promovendo eventos, treinamentos e iniciativas que visam a excelência e inovação no mercado varejista.