A vertente social é um ponto fundamental do projeto, que deseja construir 20 banheiros públicos em comunidades da capital cearense, por meio de Empresas Anjo, que além de promoverem responsabilidade social, terão incentivo fiscal.
A Faculdade INBEC lança na próxima segunda-feira, 20, no auditório da Faculdade (Rua Joaquim Nabuco, 2941 – Dionísio Torres), a partir das 19h, o projeto INBEC Shark School. Um dos principais pontos da iniciativa é uma ação social com apoio de empresas cearenses, para a construção de banheiros públicos em comunidades carentes de Fortaleza. No projeto, a Empresa Anjo irá trabalhar a responsabilidade social e, de quebra, abater esse investimento da base de cálculo do lucro real, para fins de tributação federal. O INBEC irá destinar 5% da arrecadação do curso de graduação para a entidade sem fins lucrativos Ondas de Solidariedade, responsável pelo mapeamento das comunidades. O valor será destinado à construção do primeiro banheiro. Na ocasião, o INBEC apresentará quais são as comunidades de Fortaleza mapeadas. “O lançamento tem o intuito de apresentar o projeto para as empresas e conseguir o máximo de adesão”, destaca o CEO do INBEC, Antônio Bittencourt.
O INBEC Shark School é um projeto inovador também por ajudar a formar grandes executivos cearenses nas áreas de engenharia e arquitetura. Vai funcionar da seguinte forma: as empresas, chamadas de Empresas Anjo, enviam seus líderes para participarem de uma série de capacitações e formações dentro do INBEC. A instituição será responsável por formar essas pessoas e devolvê-las para o mercado de trabalho. Entre as competências que os profissionais aprendem ao longo do projeto estão habilidades tecnológicas, em IA, soft e hard skills, gestão e liderança, dentro de um programa completo com base em boas práticas e responsabilidade compartilhada entre instituição de ensino e a Empresa Anjo. Caberá à Empresa Anjo indicar participantes entre seus colaboradores interessados na capacitação, ou escolher alunos que já participam do projeto.
Outra iniciativa é que a Faculdade INBEC vai ofertar cinco bolsas integrais para os cinco alunos que mais se destacarem na graduação. A aferição desse indicador será por meio de um ranking de notas, pontualidade, participação e envolvimento. “O projeto tem várias vertentes e objetivos. O principal é preparar alunos e transformá-los em grandes executivos para essas empresas. Trata-se de um projeto guarda-chuva que tem preparação e capacitação para os alunos para que entregue para as empresas. Temos a parceria de proporcionar pós-graduação para colaboradores e a parte social e ambiental. Fizemos parceria com uma ONG que fez um levantamento de comunidades que não têm banheiro e vamos providenciar toda a estrutura”, explica a diretora acadêmica Mariete Lima.