O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) conquistou, já em 2024, três selos da Certificadora Social, organização que se dedica, há mais de uma década, ao reconhecimento e certificação de iniciativas sociais alinhadas com a transformação positiva da sociedade, avaliando, promovendo, apoiando e destacando organizações, governos, pessoas e projetos que se destacam no âmbito social.
Comprovando, após avaliações, o seu compromisso permanente com a responsabilidade social e ambiental, o Inec foi agraciado com o Selo ONG Verificada, que atesta sua idoneidade e seu compromisso com a excelência na execução dos requisitos legais, além de ter recebido também o Selo Transparência, que é conferido pela divulgação das informações e prestação de contas das ações da instituição; e o Selo Doar, que destaca a excelência na gestão e na captação de recursos.
Para o presidente do Inec, Stelio Gama, este é mais um passo importante na jornada de compromisso com o impacto social positivo. “Estes selos representam o reconhecimento do nosso compromisso com a transparência e a eficiência com nossos projetos de responsabilidade social. Agradecemos a todos que contribuíram para esta conquista e que são fundamentais na promoção do desenvolvimento sustentável para transformar vidas!”, afirma.
Ao longo de mais 30 anos de trajetória, o Inec tem contribuído para o desenvolvimento regional sustentável do Nordeste, sendo reconhecido ainda nacionalmente como uma das principais organizações do Terceiro Setor que são exemplo em Governança Ambiental, Social e Corporativa, conquistando outras premiações como o Great Place to Work (GPTW), o Prêmio Melhores ONGs, e o Prêmio FIA UOL Lugares Incríveis para Trabalhar, além das certificações FIA Employee Experience de Clima Organizacional e Selo Padrão DOAR de Gestão e Transparência.
O Instituto mantém sete projetos socioambientais, além do programa de voluntariado Calendário do Bem, responsável pela articulação e promoção em todo o Nordeste de campanhas como o Natal Sem Fome, que acontece em parceria com a ONG Ação da Cidadania e arrecada recursos para pessoas em situação de vulnerabilidade social em toda região.
Com os projetos socioambientais, o Inec alcançou diretamente mais de 87 mil pessoas em 2023. Os projetos contemplam a periferia da capital e o interior do Estado, com iniciativas que vão desde o estímulo ao empreendedorismo na periferia à inclusão digital da juventude.