O iRede, Instituto de Gestão, Redes Tecnológicas e Energia, e a Ison do Brasil, assinaram na última sexta-feira (5 de julho), um memorando no valor de R$ 200 milhões para assegurar a execução de diversos projetos de PD&I junto a startups, médias e grandes empresas.
O evento marca a instalação do escritório do iRede no BS Design e a apresentação oficial do Business Center for Innovation Fortaleza (BCI), centro de negócios do iRede para fomentar a captação de recursos incentivados e a geração de negócios na área de tecnologia. A Ison do Brasil é uma empresa de soluções financeiras que atuará atraindo investidores para os projetos que agreguem no desenvolvimento e capacitação em conjunto com o iRede.
Além do memorando com a Ison do Brasil, o iRede assinou outros memorandos:
• Cooperação acadêmica para desenvolver o Centro de Referência em Inteligência Artificial, com foco em PD&I e IA, capacitações, promoção de inovação tecnológica, formação de profissionais e fortalecimento da competitividade da indústria em diversos setores, assinado com IFCE, UECE, PUC Campinas, Unilab, Rosa dos Ventos, UniJaguaribe, CEPEDI e HBR.
• Contrato de co-aceleração para as startups Lientech e Auralize para captação conjunta de recursos para apoiar o desenvolvimento das startups, assinado com Denarius e AWBS.
• Cooperação no projeto “Bom Jovem” visando criar oportunidades de qualificação no campo da Inteligência Artificial (IA), incluindo cursos como Engenharia de Prompt, Ferramentas e Técnicas de IA, Inovando e Empreendendo com IA e IA no Mundo dos Games, assinado com CENTEC, Iracema Digital e Gled International Education.
• Participação no Consórcio de Líderes de Inovação do Ceará — Avançando na Internacionalização (ClicAÍ), para criar um Ecossistema de Inovação em TIC para uma ação Internacional com os principais atores públicos e privados de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará, assinado com os principais hubs de inovação do Estado.
• Cooperação para a capacitação de jovens e criação de conteúdos digitais voltados para projetos de formação tecnológica, assinado com a Casa de Vovó Dedé.
O evento também contou com homenagens, com a entrega da Comenda Fernando de Mendonça para figuras proeminentes como Beto Studart, Fernando Carvalho, Acrísio Sena e Ruben Delgado, em reconhecimento pelas suas contribuições significativas para o avanço da inovação e tecnologia no Ceará.
Para o diretor presidente do iRede, Antônio de Barros Serra, os memorandos representam um importante passo para o ecossistema de inovação do Brasil e mostra haver um percurso favorável a ser perseguido por quem deseja avançar em termos de PD&I no Brasil.