O Plenarinho e a Rádio Câmara de Brasília promoveram neste ano a 2ª edição do concurso de obras radiofônicas “Eu e a Lei”, visando engajar estudantes infantojuvenis a desenvolverem habilidades de produção e comunicação. O concurso é direcionado para jovens de 10 a 17 anos e a missão é criar e produzir um mini-programa de rádio sobre o tema.
Com o apoio da rádio comunitária Mar Azul FM de Paracuru, cidade do interior do Ceará, Wanessa de Sousa (16 anos) e Júlio César (14 anos), estudantes da rede municipal, se uniram para produzir e inscrever sua obra na categoria de 15 a 17 anos. A inscrição resultou em um feito inédito e inspirador. Os dois alcançaram o primeiro lugar na segunda edição do concurso, que contou com 180 participantes de todo o país. A dupla produziu um programa educativo sobre cidadania e leis envolvendo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
O projeto contou com a participação da repórter Vitória Amorim (14 anos), além da produção sonora e tudo que um programa de rádio deve ter. O desenvolvimento foi feito com ferramentas acessíveis ao alcance de todos e com o apoio técnico da rádio comunitária de Paracuru, que disponibilizou seus estúdios para a realização do projeto. A notícia da premiação foi recebida com bastante alegria por todos os envolvidos e pelos moradores da região.
No próximo dia 14 de novembro, os vencedores viajarão para Brasília, onde receberão o prêmio em uma cerimônia oficial promovida pela Rádio Câmara. Essa conquista não apenas representa um marco para a Wanessa e Júlio Cesar, mas também reflete o talento e a determinação dos jovens do interior do Ceará em criar iniciativas impactantes e promover mudanças em suas comunidades.
Responsável pelo apoio aos jovens, a emissora comunitária possui em sua grade de programação fixa há mais de 20 anos um programa semanal de incentivo às crianças e adolescentes, ancorado por estudantes da rede pública, que possuem acompanhamento pedagógico de professores da rede municipal. O programa foi o ponto de início para que Wanessa e Júlio pudessem desenvolver suas aptidões antes mesmo de decidir uma carreira futuramente. Júlio César relembra um pouco sobre como tudo aconteceu: “A Wanessa me convidou para fazer parte desse projeto e na mesma hora eu aceitei participar. Numa tarde de sábado nós fizemos praticamente tudo, gravamos, editamos e foi muito bacana saber que ficamos em primeiro lugar”, explicou o jovem.
Helder Gurgel, diretor da rádio Mar Azul FM, destaca o orgulho ao acontecimento e comemora: “Muito me orgulha testemunhar a criação, a concepção e agora o reconhecimento de todos os envolvidos com a participação crucial dos estúdios da nossa emissora. Uma analogia ideal desse momento seria como descobrir pedras preciosas em forma de talento, que lapidamos e agora estão em exportação para todo o Brasil”, destaca.
Cristiane Braga, mãe de Wanessa, destaca o momento em que descobriu a premiação: “Quando a coordenação da Rádio Câmara mandou e-mail informando nossa vitória fiquei sem acreditar, só quando a responsável falou através do WhatsApp é que pude ter certeza que tínhamos vencido, aguardei até a Wanessa retornar do colégio para que a notícia não atrapalhasse a atenção dela na escola”, conta.