O mês de maio é marcado por uma campanha nacional dedicada à conscientização e prevenção do glaucoma, a principal causa da cegueira irreversível no Brasil e no mundo.
Conhecido como “Maio Verde”, o período destaca a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da educação pública sobre essa condição ocular silenciosa que afeta milhões de pessoas.
“O glaucoma é uma doença ocular progressiva que danifica o nervo óptico, geralmente devido ao aumento da pressão intraocular”, destaca Dra. Hissa Tavares, oftalmologista e membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma.
Uma das características mais preocupantes da doença é que ele pode progredir sem sintomas perceptíveis nos estágios iniciais, ganhando o apelido de “ladrão silencioso da visão”.
“À medida que avança, o glaucoma pode causar danos permanentes à visão, levando eventualmente à cegueira se não for tratado adequadamente”, alerta a médica.
Um diagnóstico precoce é fundamental. Exames oftalmológicos regulares, especialmente para aqueles com fatores de risco, são essenciais para detectar sinais da doença.
“Testes de pressão intraocular, exames de campo visual e exames de fundo de olho, paquimetria, retinografia e tomografia de coerência óptica são as ferramentas usadas pelos oftalmologistas para diagnosticar o glaucoma”, explica.
O tratamento para o glaucoma geralmente envolve a redução da pressão intraocular para evitar danos adicionais ao nervo óptico, por meio de cirurgia.
“O tratamento escolhido depende do tipo e da gravidade do glaucoma, bem como da resposta individual do paciente”, encerra Dra. Hissa.