Maranguape Laticínios celebra 60 anos de relação e proximidade com o consumidor cearense
Com uma trajetória marcada pela valorização do alimento fresco, incentivo ao produtor local e relacionamento próximo com o consumidor, a Maranguape Laticínios celebra 60 anos de história apresentando uma nova fase para a marca. O reposicionamento não traz apenas uma renovação visual, mas traduz uma estratégia de negócio mais ampla, construída a partir da escuta ativa do consumidor cearense e alinhada às transformações do mercado. As melhorias refletem o resultado de dois anos de trabalho conduzido pela Nexum Marketing e Resultados, liderada por Camila Coutinho.
A estratégia posiciona a marca para atender aos anseios do consumidor cearense, que foi evoluindo ao longo dos anos. Entre Estratégia, Marketing e Branding, a Maranguape ampliou o portfólio, com a chegada de novos sabores de requeijão, a linha de iogurtes Triplo Zero%, e o Doce de Leite Zero Lactose, que se conectam à busca por mais saudabilidade e praticidade.
“Revisitamos nosso GoToMkt, nossa execução de trade, pricing, renovamos nossa comunicação, a identidade visual e ampliamos o portfólio de produtos, mas continuamos carregando os mesmos valores: qualidade, frescor, sustentabilidade e valorização do produtor local. Estamos prontos para os próximos 60 anos, com o mesmo orgulho de sermos do Ceará para o Ceará”, pontua Bárbara Rodrigues, diretora executiva da Maranguape.
Nos últimos dois anos, a marca passou pela construção de uma nova estratégia de negócio, que incluiu o modelo de atendimento em todos os canais, a precificação e a execução do posicionamento desenhado. Além de analisar o mercado global de laticínios, a Maranguape ouviu também os consumidores, etapa importante para entender o vínculo estabelecido nas seis décadas.
“Ao longo de todos esses anos, o mercado evoluiu e a empresa evoluiu junto. Tivemos a possibilidade de repensar a atuação da marca 360º, considerando todos os pontos de contato ao longo da cadeia de valor do negócio. Afetividade, proximidade, localismo e qualidade se fizeram presentes nas falas de diversos perfis de públicos. Isso nos fez muito cautelosos quanto às mudanças de logotipo, embalagens, identidade visual e campanha. Uma vez que, ao longo de três ou quatro gerações, a percepção de valor da marca já era muito alta, então só tínhamos de melhorar o que já é percebido como muito bom”, destaca Camila Coutinho, fundadora da Nexum Marketing e Resultados.
Atendendo ao novo posicionamento da marca, o logotipo e as embalagens passaram por reformulação, desempenhando um papel importante como ponto de contato ao longo da jornada do consumidor: da escolha no ponto de venda ao uso dos produtos no dia a dia. Em meio às mudanças, o processo preservou elementos identitários, como a vaquinha — agora com uma versão mais moderna — e a cor vermelha, que representam a Maranguape.
“Este momento é de celebração e também de honra a história de quem construiu uma empresa genuinamente cearense com tanto esforço e dedicação, representando o nosso compromisso em seguir evoluindo, sem perder a essência que nos conecta às pessoas e ao campo. Mudamos, mas preservamos o que nos representa: a qualidade dos nossos produtos, a acessibilidade e o relacionamento próximo com o consumidor”, reforça Bárbara.
Sobre a Maranguape Laticínios
A história da Maranguape Laticínios teve início em 28 de junho de 1959, com o surgimento da Cooperativa de Maranguape, que nasceu da união de 120 participantes da sociedade local com o propósito de fortalecer a estrutura econômica e social do produtor rural da região. Em 1964, a empresa foi oficialmente fundada, quando inaugurou sua primeira usina de pasteurização, iniciando a produção de leite e manteiga.
Desde então, a marca vem ampliando seu portfólio com novos produtos que compõem a Família Maranguape. Resultado do sonho de Wilson Rodrigues — nascido em Maranguape e dedicado por 30 anos à Cooperativa —, a trajetória da empresa reforça o compromisso com o desenvolvimento local, valorizando o alimento mais fresco, com menor deslocamento e maior incentivo ao produtor cearense. Do Ceará para o Ceará.
Publicar comentário