Medicamentos à base de cannabis ganham cada vez mais espaço nas farmácias brasileiras
O acesso a medicamentos à base de cannabis tem avançado de forma significativa no Brasil. Desde 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou 45 medicamentos e produtos derivados da cannabis medicinal, consolidando uma nova era no cuidado com a saúde e no tratamento de diversas condições clínicas.
Nos últimos dois anos, o número de produtos aprovados cresceu 76%, com a inclusão de 25 novos itens nas prateleiras das farmácias em 2022 e outros 19 já autorizados em 2024. O mais recente aval da Anvisa foi concedido no início deste ano. Os dados são do portal Metrópoles.
Os medicamentos à base de cannabis têm sido utilizados no tratamento de quadros como epilepsia refratária, dores crônicas, esclerose múltipla, autismo, entre outras condições de difícil controle com terapias convencionais. Com o respaldo regulatório e crescente aceitação no meio médico, esses produtos se tornam cada vez mais acessíveis à população.
Apesar dos avanços, a regulamentação da cannabis no Brasil ainda enfrenta barreiras políticas, jurídicas e econômicas. A falta de uma norma robusta, os altos custos e a produção nacional limitada dificultam o acesso aos medicamentos. Mesmo com um mercado potencial de 20 milhões de pacientes, apenas 560 mil estão em tratamento, devido aos preços elevados e à baixa oferta.
“A liberação de novos medicamentos à base de cannabis é um avanço importante, mas ainda enfrentamos obstáculos que dificultam o acesso da população. A ausência de uma regulação mais clara e o alto custo desses produtos acabam comprometendo a chegada rápida desses tratamentos inovadores ao consumidor final”, destaca Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca e diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos.
Sobre a Rede de Farmácias Santa Branca
Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 20 lojas, uma distribuidora e um centro de distribuição. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.
Publicar comentário