Em ano de muitas transformações, o NINNA Hub celebra em dezembro cinco anos desde que foi fundado pelo empreendedor Deusmar Queirós. Localizado no histórico prédio onde funcionou a Bolsa de Valores Regional, o espaço é o primeiro hub do Ceará com foco em inovação aberta e transformação digital. Em 2024, o NINNA Hub teve um crescimento de 19% em relação ao ano anterior, com projeção de ampliar os resultados em 30% em 2025.
“Tivemos resultados muito positivos ao longo do ano, tanto na perspectiva dos negócios fechados quanto no fomento à inovação no Nordeste. Ao lado dos nossos parceiros, conseguimos fortalecer o ecossistema local, impulsionar projetos transformadores e criar oportunidades para o mercado. Esse avanço é reflexo do nosso compromisso em promover soluções inovadoras que gerem impacto positivo na região”, destaca Humberto Lima, gestor executivo do NINNA Hub.
Responsável por unir grandes e médias corporações, startups, investidores e academia, neste ano o NINNA Hub ampliou a participação no mercado através de parcerias com empresas locais e nacionais, como Camed e Hapvida NotreDame Intermédica, com foco em estimular a inovação no Ceará. Além disso, também passou a integrar o grupo Conexão Nordeste, ao lado do Hub LightHouse, de Salvador, e do Porto Digital, de Recife. Entre as principais conquistas do ano, o hub se consolidou na liderança do estado ao ser eleito no Ranking 100 Open Startups como melhor Ecossistema Regional do Ceará na categoria Entidades Privadas, Top 10 como Hub de Tecnologia no Startup Awards e Top 3 no Digital Transformation Awards na categoria Hub Transformador.
Com uma base formada por mais de 430 startups, o NINNA tem grandes startups em seu portfólio, entre elas a Suri by Chatbot Maker, Lovel, Urbis, MedFlow e Pliq. Em 2024, duas novas residentes foram incorporadas, a Sombank — plataforma que conecta artistas a um vasto catálogo de músicas disponíveis para regravação — e a FlakeFlow — ferramenta de workflow que possibilita uma visão organizada das atividades por equipes e fluxos.
“Este foi um ano de grandes conquistas para o nosso ecossistema. Além de fortalecer as parcerias existentes, recebemos novas startups que vieram agregar ainda mais inovação à nossa comunidade. Cada uma dessas startups representa um passo importante para consolidar o Nordeste como um polo de inovação através de conexões estratégicas”, celebra Rodrigo Batista, head de ecossistema do NINNA Hub.
Conexões que também são construídas a partir dos eventos promovidos que acontecem no NINNA. Em 2024 foram mais de 30 eventos realizados, co-realizados e sediados, com a participação de mais de 1.500 pessoas.
Sobre o NINNA Hub
O Núcleo de Inovação e Novos Negócios Aplicados, NINNA Hub, é um dos principais hubs de inovação do Ceará, com foco em inovação aberta e transformação digital, gerando conexões e negócios entre os quatro atores do ecossistema de inovação: grandes e médias empresas, startups, investidores e academia.