×

Pequenos leitores e encontro de bibliotecas públicas animam a semana da XV Bienal do Livro do Ceará

Algazarra estudantil, brincadeiras, professores empolgados e um brilho nos olhos dos alunos ao folhearem livros em busca dos autores que admiram: a visitação escolar é uma atração à parte para os visitantes da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará. Com passeios organizados em turnos de manhã e tarde, a Bienal já recebeu mais de 237 escolas, reunindo cerca de 11 mil estudantes de diferentes municípios do Ceará e de outros estados.

“Ir pra Bienal com a escola é bem diferente. Além de participar de atividades ligadas àquilo que a gente viu em sala de aula, tem a interação com os colegas e com estudantes de outras escolas”, comparou Sayd Cavalcante, de 16 anos. Estudante de São Gonçalo do Amarante, ele visitou a feira pela segunda vez, acompanhado este ano dos amigos da EEEP Walter Ramos de Araujo. Na lista de desejos, estavam os livros da saga Harry Potter. “Essa edição está tendo muita promoção de livro. Os estudantes estão aproveitando”, comemorou.

Outra que também chegou à feira sabendo o que queria, foi a estudante Franciane Rodrigues, de 16 anos, aluna da EEEP Raimundo Célio Cavalcante, de Pacatuba. “Eu gosto de romance. Comprei um livro pra mim e outro infantil para minha sobrinha”, disse, mostrando a sacola de compras. A excursão de Pacatuba até Fortaleza, brincou, foi “caótica”, com os amigos e professores segurando a expectativa para conhecer a Bienal.

O evento recebe escolas de todos os níveis de ensino e oferece programação específica para cada faixa etária, com apresentações culturais, oficinas, conversas com autores e outras atividades. As escolas interessadas ainda podem participar da Visitação Escolar até o fim da Bienal. A entrada é feita pelo portão C, onde há uma equipe preparada para recepcionar os grupos, identificar o nível de ensino e direcioná-los para as atividades mais adequadas.

Bibliotecas

Integrado à programação da Bienal, começou nesta terça-feira (08) o XI Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, que reúne gestores de bibliotecas públicas e comunitárias e outros profissionais ligados às políticas de incentivo ao livro e à leitura.

O encontro realizado ao longo de três dias, coincide com o Dia Nacional da Biblioteca, comemorado na quarta-feira (09). A programação inclui rodas de conversas, mesas temáticas, relatos de experiências e outras atividades para bibliotecários e agentes de leitura.

A mesa de abertura teve a presença da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e de vários representantes do Ministério da Cultura, como o secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, e a coordenadora-geral de Leitura e Bibliotecas, Marina de Lima Rabelo, além da coordenadora geral da Bienal, Maura Isisdório.

“Cada um busca, no seu campo de atuação e dia a dia, fortalecer as políticas do livro, da leitura; fortalecer as bibliotecas públicas, municipais e comunitárias”, afirmou Maura Isidório, destacando a importância do encontro e o envolvimento de todos os participantes.

No período da tarde, foram realizadas palestras e mesas temáticas, com temas como a “Gestão Pública em Bibliotecas”, às 13h30, e “Mulheres nas Bibliotecas e suas Contribuições na Literatura”, às 14h30. O encerramento do dia ficou por conta da professora Mirian Abondância, que desenvolve o projeto “Contar, Cantar e Compartilhar Histórias”, de contação de histórias em bibliotecas públicas.

Literatura e identidade

A relação entre a escrita e a luta contra o racismo, a transfobia e por um pensamento decolonial foi tema de uma série de mesas redondas que encerraram a programação do dia na Arena BECE – espaço dinamizado pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará. Às 18h, as professoras Denise da Costa e Vera Rodrigues, ambas da Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, discutiram a obra de duas cientistas sociais e escritoras negras: a antropóloga norte-americana Zora Hurston, autora de ensaios e ficções sobre as comunidades negras dos Estados Unidos; e a intelectual e ativista brasileira Lélia Gonzalez, referência nos estudos de gênero e raça no País.

“Estamos falando de referências e celebrando trajetórias”, destacou Vera Rodrigues, lembrando que assim como as duas autoras são referência em seu trabalho, apresentar a temática ao lado da colega de trabalho e co-autora de publicações acadêmicas, Denise da Costa, é a continuidade de uma parceria “afetiva, teórica e política”.

Na segunda mesa da noite, a cantora e atriz Verónica Valenttino participou do programa “Transver o Mundo”, que pauta leituras e discussões ligadas à travestilidade e transgeneridade. A mediação foi de Dediane Souza, jornalista, pesquisadora e ativista dos direitos humanos LGBTQIA+. Encerrando o ciclo de debates, as professoras e escritoras Tuyra Andrade e Isabel Costa promoveram a mesa “A escrita que nos inventa: crônicas e autoficção”.

Quarta-feira (9) na Bienal!

A maratona literária da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará chega, nesta quarta-feira (09), à metade de sua programação. Dando sequência às atividades do Bienal Ceará Adentro, pela manhã, a historiadora e poeta nina rizzi, uma das curadoras da Bienal deste ano, participa da roda de conversa “O que pode a escrita?”, com as internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em Aquiraz.

No final da tarde, é a vez dos estudantes da Universidade Federal do Ceará, que participam do bate-papo “Parir uma filha, parir um livro”, sobre criação literária e maternidade. A programação é aberta ao público e acontece no Bosque da Letras (CH1), no Campus do Benfica.

Também na manhã desta quarta-feira (09), o Centro de Eventos do Ceará recebe as atividades do segundo dia do  XI Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas. A programação começa às 10h, com a roda de conversa “Conectando Saberes: Bibliotecas Públicas em Rede”, que tem participação de gestores de bibliotecas do Crato, Icapuí e Fortaleza. Também pela manhã, agentes envolvidos com bibliotecas comunitárias trocam experiências na mesa “A leitura pública e comunitária e suas estratégias sociais”. Participam como convidadas a professora Valéria Aparecida Bari, da Universidade Federal de Sergipe, e Eliane Saraiva, da Biblioteca Comunitária do Assentamento Novo Horizonte, de Tururu (CE).

A programação continua no período da tarde, das 14h às 16h30, encerrando com uma vivência sobre os 20 anos de histórias do projeto Baú de Leitura do Ceará, que realiza distribuição de livros para bibliotecas comunitárias e promove ações de estímulo à leitura.

A valorização da leitura como ferramenta de transformação social é também tema da mesa “Leitura que muda o mundo e a vida das mulheres”, que reúne mulheres que atuam na defesa dos direitos femininos e no combate à violência de gênero. O encontro acontece das 13h30 às 14h30, na Arena Henriqueta Galeno (Pavilhão Térreo – OESTE).

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

Com a temática “Das fogueiras ao fogo das palavras — Mulheres, resistência e literatura”, a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece entre os dias 4 e 13 de abril, no Centro de Eventos do Estado. Ao longo dos 10 dias, a programação oferece atividades gratuitas variadas, como rodas de conversas, palestras, lançamentos de livros e shows. 

O evento é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço

Bienal Internacional do Livro do Ceará 

Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h

Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares

Gratuito e aberto ao público

Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

É jornalista desde 2018, especialista em mídia esportiva e foi CEO/Fundador do Portal Esporte News. Atuou como jornalista na TV União, radialista na Rádio Fortaleza FM (Câmara Municipal de Fortaleza) e na Rádio Dom Bosco FM. No Portal Mix Press, é CEO/Fundador e colunista, abordando cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! | Insta: @joaopedrosilvareal Contato comercial: joaopedro@portalmixpress.com.br

Publicar comentário