Em um importante passo para a conscientização sobre a violência contra a mulher, a psicóloga Sarah Rebeca Barreto, esteve presente na última sexta-feira (23), na escola indígena “Vila dos Cacos”, localizada em Caucaia-CE. Na ocasião, a profissonal, que também assume a diretoria de atendimentos da Associação Marta, abordou temas cruciais sobre a violência de gênero.

Durante a palestra, a psicóloga detalhou o ciclo da violência, explicando as diferentes fases que as mulheres vítimas vivenciam. Além disso, foram abordados os diversos tipos de violência, não apenas a física, mas também a psicológica, sexual, patrimonial e moral. Sarah Rebeca enfatizou os profundos impactos que a violência causa na saúde mental das mulheres como: depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.

“É fundamental que as escolas trabalhem a temática da violência de gênero de forma aberta e transparente. A prevenção é a melhor forma de combater esse problema e as escolas são espaços privilegiados para a conscientização e a transformação de valores. Ter a oportunidade de falar sobre a saúde mental e mostrar não só o apoio psicológico, mas também o jurídico, que está disponível para as vítimas que procuram a Associação, nos ajuda a propagar nossa missão neste tema tão importante”, afirma a psicóloga.

Lei Diana Pitaguary

A ação na escola indígena ganha ainda mais relevância quando se considera o contexto da violência contra a mulher indígena. A história de Diana Pitaguary, vítima de feminícidio em 2017, se tornou símbolo do mês de agosto lilás no Ceará e serve como um alerta sobre a gravidade do problema. Diana motivou a criação da Lei Diana Pitaguary – n. 17.041/2019 que visa conscientizar e proteger as mulheres indígenas da violência. O caso também se tornou parte do calendário de eventos do Estado, instituindo a “Semana Diana Pitaguary” em todo o início do mês de agosto nas escolas indígenas.

Sobre Sarah Rebeca Barreto – CRP 11.17952

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é Educadora Parental certificada pela Discipline Positive Association de Atlanta, EUA e Certificada em Ciência da Parentalidade pela University of San Diego. Atua com Psicologia Clínica no atendimento de crianças, jovens e adultos em Fortaleza-CE desde 2022, através da fundação do espaço Psicoeducativo que surgiu com o propósito de oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento terapêutico dos pacientes.

Além disso, a profissional também é uma das fundadoras e diretora de atendimento da “Associação Marta”, organização que oferece apoio integral à mulheres em situação de vulnerabilidade social vítimas de violência doméstica. Mais informações no site.

By João Pedro Silva

É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018, foi CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No Portal Mix Press é CEO/Fundador e colunista, trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal | contato comercial: joaopedro@portalmixpress.com.br