Responsável por um dos principais transformadores sociais do Ceará, Rutênio Florêncio é referência junto ao Instituto Pensando Bem, do qual é criador, que vem trazendo oportunidades e mudanças para a comunidade do Vila Velha, mas especificamente na favela do Inferninho, hoje conhecida como Beco do Céu, que foi assunto da sua palestra no TEDx, realizado na quinta-feira (17), no Colégio 7 de Setembro.
Rutênio partilhou um pouco de sua história dentro da comunidade do Vila Velha e como ela o influenciou a traçar caminhos em busca de oportunidades para os moradores. Com 25 anos, o CEO transforma a vida de mais de 400 famílias, através de projetos sociais nas áreas de educação, esporte, cultura, tecnologia e qualificação profissional. “Hoje, somos referência no quesito de transformação social no Ceará, e queremos levar visibilidade a esse projeto que possa influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo”, comenta Rutênio.
Sobre o Instituto Pensando Bem
Fundado em 2020 na Favela do Inferninho, o Instituto Pensando Bem se destaca por sua dedicação em promover transformação social através de ações de impacto nas áreas de Educação, Cultura, Esporte, Tecnologia e Qualificação Profissional. Com o compromisso de tornar essas oportunidades acessíveis a todos, a instituição já atende mais de 900 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.
A origem do Instituto remonta à iniciativa de Rutênio Florêncio, que transformou a garagem de sua casa em um pequeno centro cultural. Inicialmente, foram oferecidas oficinas de Muay Thai e atividades de educação complementar, como contação de histórias, arte e pintura. Paralelamente, Rutênio começou a atuar como professor no programa Esporte Superação, do Governo do Estado do Ceará, ampliando significativamente o impacto da educação e do esporte na comunidade. Em menos de três meses, o número de alunos atendidos pelo Instituto cresceu de três para quase sessenta.