O Instituto Cearense de Oftalmologia (ICO) disponibilizará 200 consultas médicas e exames oftalmológicos gratuitos para indivíduos diagnosticados com ceratocone, nos dias 24, 25 e 27 de junho. Para participar, é necessário agendar a consulta a partir de terça-feira (18) ligando para o número (85) 3201 1010.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o ceratocone afeta aproximadamente 150 mil pessoas por ano, com uma incidência de uma em cada duas mil pessoas. A doença geralmente se manifesta entre os 13 e 18 anos, podendo se estabilizar por volta dos 35 anos, e pode estar associada a condições como síndrome de Down, síndrome de Turner, síndrome de Marfan, dentre outras.
“O ceratocone costuma surgir na infância, na adolescência ou no início da vida adulta. Cerca de 1% a 5% da população possui defeitos em um gene que desencadeiam para o ceratocone. Então quanto mais cedo começar o tratamento, menor a chance de um transplante de córnea. Daí a importância de consultas de rotina”, explica o oftalmologista Dr. Giuliano Veras, que estará presente no mutirão.
O ICO é uma instituição voltada para reabilitação da visão, com foco no ensino, pesquisa e tecnologia na área de oftalmologia. O serviço será realizado por uma equipe multidisciplinar no endereço Rua Barão de Aracati, 1280, Aldeota, Fortaleza/CE, com 50 consultas por período. Os interessados devem agendar a consulta através do número (85) 3201 1010 e comparecer em um dos seguintes horários:
Serviço:
1° mutirão
Data: 24 de junho de 2024 (segunda-feira)
Local: Instituto Cearense de Oftalmologia
Horário: A partir das 9 horas
2° mutirão
Data: 25 de junho de 2024 (terça-feira)
Local: Instituto Cearense de Oftalmologia
Horário: A partir das 9 horas
3° mutirão
Data: 27 de junho de 2024 (quinta-feira)
Local: Instituto Cearense de Oftalmologia
Horário: A partir das 14 horas
Sobre o Dr. Giuliano VerasMédico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Dr. Giuliano Veras conta com mais de 18 anos de experiência. Formado pela Universidade Federal da Paraíba, Giuliano também fez Residência Médica na Fundação Altino Ventura/Hope e na Fundação Leiria de Andrade, além de treinamento especializado no Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Ele também é Membro da Sociedade Cearense de Oftalmologia e da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, sendo também Chefe da Equipe de Transplante do Centro Cearense de Oftalmologia (CCO/CLDO).