Teodora Ximenes é reeleita presidente do Senge-CE e toma posse para o triênio 2025-2028
A engenheira Teodora Ximenes da Silveira foi reeleita presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) e tomou posse, junto com a nova diretoria, na última quinta-feira (27). A liderança da Chapa 2 – Senge Faz dará continuidade à gestão da entidade pelos próximos três anos, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da categoria e a defesa dos interesses dos engenheiros (as) cearenses.
Além da posse, a data marcou ainda os 83 anos do Senge-CE, momento no qual 6 (seis) profissionais, mulheres, personalidades importantes para a história da engenharia cearense serão agraciadas com a Comenda Aracy Tavares de Andrade Furtado.
Também esteve presente na solenidade o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, que falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no Ceará e os planos para os próximos anos.
“A reeleição da Teodora comprova o trabalho eficaz, a dedicação dela e de toda a sua diretoria com a engenharia, com o Sindicato dos Engenheiros do Ceará e com a Federação Nacional dos Engenheiros. Temos orgulho em acompanhar essa jornada de perto, inclusive tocando projetos, como é o caso do Cresce Brasil, com mais engenharia, mais desenvolvimento. Então, a gente vem discutindo. Outro ponto é a questão da água, do saneamento, a questão dos recursos hídricos, de que forma que nós podemos pensar na evolução, no hidrogênio verde e assim por diante”, explicou o presidente da FNE.
Sobre Teodora Ximenes
Desde a infância, Teodora Ximenes demonstrava interesse pela construção e pelo impacto social da engenharia. Seus primeiros passos na área acadêmica foram dados no Instituto de Matemática da UFC, e sua trajetória profissional foi marcada pela atuação como gestora do serviço público e de instituições de classe. Com experiência na Prefeitura de Fortaleza, participou da aprovação de grandes projetos públicos e privados, sempre buscando valorizar os profissionais da engenharia e fortalecer a categoria. Sua missão de vida, segundo ela mesma, é servir ao próximo, especialmente aos colegas engenheiros.
Em sua nova gestão, Teodora Ximenes reforça a importância da atuação sindical na defesa dos direitos trabalhistas e na ampliação das oportunidades para os profissionais da engenharia. Entre as principais metas da diretoria estão a ampliação do programa de capacitação permanente, o desenvolvimento de iniciativas de tecnologia social e a interiorização do SENGE-CE, com a criação de quatro seções sindicais nos municípios de Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia e Maracanaú.
Nova Diretoria do Senge-CE (2025-2028):
Presidente: Teodora Ximenes da Silveira
Vice-Presidente: Luiz Ademar Dias Arruda
Secretário-Geral: Manuelito Cavalcante Júnior
Diretora de Administração e Finanças: Maria de Lourdes Fiuza Porto Carneiro da Cunha Diretora de Assuntos Jurídicos e Relações Trabalhistas: Rejane Giraldes Santos Diretor de Comunicação, Marketing e Eventos: Carlos Maurício Jaborandy de Mattos Dourado
Diretora de Relações Institucionais e Intersindicais: Francisca Dalva Vieira de Carvalho
Diretoria Adjunta:
Maria de Fátima Ximenes de Menezes, José de Montier Barroso, Francisco Ramires de Lima Porto, Josualdo Justino Alves, Clévio Gomes Vasconcelos Mendes, Ari Holanda Júnior.
Conselho Fiscal:
Efetivos: Valdir José Silva, Rita Maria de Paula Gurgel do Amaral, Luiz Holanda
Montenegro Neto
Suplentes: José Sérgio da Silva Lima, Francisco Gonçalves Dantas, Welder José Ricardo Castro da Cunha
Representantes na FNE:
Titulares: Vicente de Paulo Melo Lima, Diogo Vital de Siqueira Cruz
Suplentes: José Miguel de Melo Lima, Cláudio Matoso Vilela Lima
Receberam a Comenda Aracy Tavares de Andrade Furtado, as profissionais: Márcia Maria Leal de Medeiros, Engenheira de Alimentos; Francisca Dalva Vieira de Carvalho, Engenheira Agrônoma; Wandy Barbosa Gadelha, Engenheira Civil; Regina Lúcia Nepomuceno Costa e Silva, Arquiteta; Regina Coeli Catunda Pinto de Aguiar, Arquiteta; Maria Amélia Souza Menezes, Geóloga.
Publicar comentário