No começo da tarde deste domingo (6), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgou, em coletiva de imprensa na sede do órgão, o primeiro balanço das Eleições 2024 no Estado. O período da manhã foi considerado tranquilo e com poucas ocorrências, assim definiu o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato.
De acordo com o Tribunal, até meio-dia, foram substituídas 78 urnas eletrônicas. A maioria das intercorrências aconteceram no interior do Estado. As falhas nesses equipamentos são previstas, como em qualquer outro dispositivo, portanto, nenhuma seção eleitoral do Ceará teve o funcionamento interrompido, pois as diligências para resolução dos problemas foram imediatamente adotadas.
Durante a coletiva, também foi reforçada a importância da parceria entre a Justiça Eleitoral e as forças de segurança. Neste 1º turno, estão sendo mobilizados mais de 21 mil agentes da Polícia Militar e 1600 militares do Exército, além de agentes civis e rodoviários, para garantir a segurança dos eleitores e o bom transcorrer do processo de votação. Até o momento, não foram registrados incidentes relacionados às organizações criminosas.
Além do presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, participaram da coletiva o juiz auxiliar da Presidência, Tiago Dias; o diretor-geral, Pedro Bruno Trigueiro; o secretário de Eleições, Caio Guimarães; o assessor de Segurança e Inteligência, José Ximenes, e o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Leandro Taddeo.