Após períodos festivos como o fim de ano, Carnaval ou feriados prolongados, retomar a rotina saudável pode ser desafiador. De acordo com a professora do curso de nutrição do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Natália Cavalcante Carvalho Campos, é comum que o corpo reaja com inchaço devido à saída da rotina alimentar e ao consumo excessivo de comidas e bebidas. Para conseguir de volta o equilíbrio, é recomendado priorizar a hidratação para auxiliar o corpo a liberar toxinas.
“O consumo de alimentos antioxidantes, amplamente presentes em frutas e verduras também ajuda na restauração do funcionamento saudável do nosso corpo. Além disso, é importante retomar as horas perdidas de sono e ter um descanso reparador. Essas medidas vão auxiliar seu corpo a retomar ao padrão anterior à folia”, destacou a nutricionista.
Segundo Natália, os alimentos integrais e nutritivos, como frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, ajudam no processo de desintoxicação.
Para conseguir manter uma dieta saudável e equilibrada, é necessário criar um cronograma alimentar personalizado, que busque objetivos de saúde de cada pessoa. “Ele deve ser adaptado à rotina diária e o planejamento das refeições deve ser feito com antecedência sempre que possível”, enfatizou a professora.
A ingestão alimentar deve ser monitorada e os ajustes realizados conforme necessário para atender às necessidades individuais. Para tal acompanhamento, é importante consultar um nutricionista para ajudar no desenvolvimento de um plano alimentar que atenda às necessidades específicas. Porém, existem alimentos que ajudam no desinchaço:
- Frutas: abacaxi, melancia, melão, morango, banana, kiwi, laranja, e melancia
- Verduras: pepino, tomate, espinafre, couve, rúcula, agrião,alface e espinafre
- Legumes: abóbora, batata-doce, beterraba e cenoura.
“É importante ter uma alimentação saudável durante todo o ano, não apenas após as festas. Fazer pequenas mudanças na sua dieta pode fazer uma grande diferença na sua saúde e bem-estar”, finaliza a professora da Unifametro.