Como aproveitar as confraternizações da Copa mesmo com restrições alimentares
As partidas da Copa são momentos de celebração, encontro entre amigos e familiares e, claro, de muitas opções de comidas e petiscos. No entanto, para pessoas com restrições alimentares, é importante redobrar a atenção na escolha dos alimentos para aproveitar a torcida sem comprometer a saúde.
Segundo a nutricionista do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Eva Lima, o planejamento e a moderação são fundamentais para que todos possam participar dos momentos de confraternização com segurança, incluindo pessoas como por exemplo diabetes, intolerância à lactose e além de outras alergias.
Para quem convive com o diabetes, petiscos como salgadinhos, doces, refrigerantes e outras bebidas açucaradas exigem atenção especial. A recomendação é priorizar porções menores, optar por versões com menos açúcar e equilibrar o consumo de carboidratos ao longo do dia. Além disso, é importante manter o acompanhamento da glicemia conforme orientação médica.
Lívia Grego (35), que já foi pré-diabética e realizou recentemente a cirurgia bariátrica, conta que a mudança de hábitos foi fundamental para sua qualidade de vida. “Procurei fazer a cirurgia principalmente pela melhora na minha condição física. Já estava pré-diabética, então meu foco era mudar essa realidade. Depois da cirurgia, reformulei toda a minha rotina e passei a me alimentar de forma mais saudável, o que me proporcionou sair totalmente da condição de diabética. Inclusive no último jogo do Brasil, mesmo com muitas opções de petisco, eu optei por priorizar a proteína, comendo churrasco. O que não prejudicou em nada as comemorações e a confraternização com meus amigos.”, relata.
Já as pessoas com intolerância à lactose devem ficar atentas a molhos, queijos, sobremesas, salgados recheados e outros alimentos preparados com leite e derivados, frequentemente presentes nas reuniões para assistir aos jogos. Atualmente, muitas receitas podem ser adaptadas com leite sem lactose ou bebidas vegetais, permitindo manter o sabor sem causar desconfortos gastrointestinais.
Outro ponto de atenção são as alergias alimentares, especialmente entre as crianças. Ingredientes como leite, ovo, amendoim, castanhas, soja e trigo estão presentes em diversos quitutes e podem desencadear reações alérgicas que variam de leves a graves. Por isso, os pais e responsáveis devem estar atentos à composição dos alimentos oferecidos durante as confraternizações e evitar o consumo de preparações cuja origem ou ingredientes não sejam conhecidos.
De acordo com Eva, ter uma restrição alimentar não significa abrir mão dos momentos de celebração. “O mais importante é conhecer os próprios limites e fazer escolhas conscientes. Hoje existem diversas adaptações que permitem aproveitar os alimentos servidos nas confraternizações de forma segura. Com equilíbrio e moderação, é possível torcer e participar dos encontros sem comprometer a saúde”, destaca.
A especialista também reforça a importância de observar os ingredientes das preparações e respeitar as orientações médicas e nutricionais individuais. “Cada pessoa possui necessidades específicas. Ler rótulos, perguntar sobre os ingredientes das preparações e respeitar as orientações médicas são atitudes simples que fazem toda a diferença para pessoas com restrições alimentares e para crianças com alergias”, explica.



Publicar comentário